21/03/2023
Diretoria da AMB reitera ao Ministro Alexandre de Moraes a importância da simetria entre as carreiras da Magistratura e do Ministério Público


A diretoria da Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB) esteve reunida, no dia 16 de março, com o Ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, para tratar do Recurso Extraordinário em que se discute a isonomia de direitos entre as carreiras da magistratura e do Ministério Público. O processo, de repercussão geral, de relatoria do ministro Alexandre de Moraes, está pendente de julgamento.

A AMB tem acompanhado de perto o caso e realizado encontros constantes com o ministro. A isonomia entre as carreiras da Magistratura e do Ministério Público, e o direito dos magistrados à licença-prêmio (ou à indenização por sua não fruição), se tornou o Tema 966 de Repercussão Geral do STF. A tese ainda não foi firmada e o caso teve início no Tribunal Regional Federal da 5ª Região (TRF5/Alagoas). O processo chegou a entrar na pauta do plenário virtual em fevereiro de 2022 e a AMB apresentou sustentação oral. No entanto, foi retirado de julgamento. Em junho retornou ao plenário virtual, mas foi novamente retirado.

O recurso foi interposto pela União contra decisão da Justiça Federal de Alagoas que concedeu a licença-prêmio a um juiz do trabalho, no entanto o parecer do Procurador-Geral da República é pelo desprovimento do recurso, confirmando a simetria entre os magistrados e os membros do Ministério Público da União.

AMB
Siga a AMPB nas redes sociais:

Instagram: @ampb_magistradospb
Facebook: @magistradospb
Twitter: @ampb_magistrado
Youtube: AMPB no Youtube

Assessora de Imprensa - Jaqueline Medeiros

Mais Notícias






© 2024. Todos os Direitos Reservados. AMPB - Associação dos Magistrados da Paraíba

Av. João Machado, Nº 553, Centro, Empresarial Plaza Center, 3º andar, Sala 307, João Pessoa - PB, CEP: 58013-520.
Fone/Fax: (83) 3513-2001
Jornalista Responsável: Jaqueline Medeiros - DRT-PB 1253