17/01/2023
Juiz da Infância e Juventude de CG visita instituições que atendem crianças e adolescentes com deficiência


Em visita institucional, e executando ações de planejamento para o ano de 2023, o juiz da Infância e Juventude da Comarca de Campina Grande, Perilo Lucena, esteve na última sexta-feira (13 de janeiro), conhecendo as instalações da Gerência de Pessoa com Deficiência e do Centro Dia, onde são tratadas crianças e adolescentes com deficiência e pessoas com microcefalia, ambas instituições municipais.

Na ocasião, o magistrado tomou conhecimento, também, dos projetos e atividades desenvolvidos no local, de onde se destacam o atendimento e acompanhamento de famílias atípicas e a realização de eventos e palestras voltados ao bem-estar dos pacientes e de seus familiares, como pontuou Perilo Lucena.

“Fiquei muito satisfeito com o que vi, especialmente, em relação ao "Projeto Colo pra Mãe", o qual direciona o olhar às mães de pessoas com deficiência e que possuem filhos com microcefalia, prestando cuidados psicológicos, práticas terapêuticas, de relaxamento e dinâmicas para fortalecer os relacionamentos afetivos. Tudo isso ocorre, enquanto as crianças ficam aos cuidados da equipe que atua com atenção, carinho e diversão em espaços apropriados”, salientou o juiz da Infância e Juventude de Campina Grande.

Ele enfatizou que a parceria da Vara da Infância com a Gerência da Pessoa com Deficiência da Prefeitura de Campina Grande conta com, ainda, a participação do Instituto Alpa, já tendo sido realizado eventos e recebido apoio, inclusive, na confecção de panfletos, ilustrações e revistas informativas dos direitos das pessoas com deficiência, que passarão a ser distribuídos também no Fórum da Infância e Juventude de Campina Grande.

Na opinião da gerente de Políticas Públicas para Pessoas com Deficiência, Edna Silva Teixeira, foi de extrema relevância o magistrado Perilo Lucena ter conhecido as instalações físicas e o trabalho realizado através das ações e dos serviços ofertados para crianças e adolescentes com deficiência. De igual modo, a realização do Projeto Colo pra Mãe, que beneficia as mães/responsáveis atípicas, através de atendimentos de assistência social e psicológica.

Ele considerou o encontro um momento ímpar na reafirmação da parceria entre os Poderes Judiciário e o Executivo, no âmbito municipal, tendo por objetivo garantir a proteção integral e a efetivação dos direitos das crianças e adolescentes com deficiência, em conformidade com o Estatuto da Criança e do Adolescente, o Estatuto da Pessoa com Deficiência e o Sistema único de Assistência Social (SUAS).

“Enfim, estamos trabalhando, incansavelmente, para que os usuários possam ter dignidade humana, qualidade de vida, autonomia e liberdade, como garante a legislação brasileira”, evidenciou Edna Silva.

TJPB
Siga a AMPB nas redes sociais:

Instagram: @ampb_magistradospb
Facebook: @magistradospb
Twitter: @ampb_magistrado
Youtube: AMPB no Youtube

Assessora de Imprensa - Jaqueline Medeiros

Mais Notícias






© 2024. Todos os Direitos Reservados. AMPB - Associação dos Magistrados da Paraíba

Av. João Machado, Nº 553, Centro, Empresarial Plaza Center, 3º andar, Sala 307, João Pessoa - PB, CEP: 58013-520.
Fone/Fax: (83) 3513-2001
Jornalista Responsável: Jaqueline Medeiros - DRT-PB 1253