O juiz Philippe Guimaraes Padilha Vilar foi nomeado para ocupar o cargo de Diretor da Diretoria de Prerrogativas da Associação dos Magistrados Brasileiros, durante o triênio 2025/2028. O Ato Executivo nº 80/2026, foi assinado pela presidente da AMB, juíza Vanessa Mateus. Philippe também compõe a atual gestão da AMPB (2025/2028), como secretário-geral.
A Diretoria de Prerrogativas da AMB tem o objetivo de defender, promover e fortalecer as prerrogativas institucionais da magistratura brasileira, atuando de forma firme na proteção da independência judicial, das garantias constitucionais dos magistrados e das condições necessárias ao pleno exercício da jurisdição, sempre em defesa do Estado Democrático de Direito.
Para o magistrado paraibano, “assumir essa função é motivo de grande alegria e honra, sobretudo pela relevância estratégica da Comissão de Prerrogativas na defesa dos interesses e direitos da magistratura, sendo um espaço essencial de diálogo, vigilância institucional e atuação concreta em favor da valorização e do respeito à função jurisdicional”, declarou Philippe Vilar.
O presidente da AMPB, juiz Gilberto Rodrigues, afirmou que “a indicação do nome do magistrado Philippe Vilar para a AMB é o reconhecimento da atuação do associativismo paraibano em âmbito nacional, tendo em vista que na última eleição foi eleito, também, como vice-presidente daquela entidade, o juiz Alexandre José Gonçalves Trineto. "Parabéns aos colegas, por representarem muito bem a magistratura paraibana nacionalmente", concluiu Gilberto Rodrigues.