13/09/2022
Ministra Rosa Weber assume a presidência do Supremo Tribunal Federal


Se tornando a terceira mulher a ocupar o mais alto posto do Poder Judiciário brasileiro, a ministra Rosa Weber tomou posse nesta segunda-feira (12 de setembro) como presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) e do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Pela primeira vez uma magistrada de carreira assume esse posto, e se junta agora à ministra aposentada Ellen Gracie e à ministra Cármen Lúcia na lista de mulheres que já foram presidentes do STF. O ministro Luís Roberto Barroso foi empossado como vice-presidente da Corte.

A presidente da Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB), Renata Gil, esteve presente na solenidade de posse e destacou a importância de uma mulher assumir a liderança do Poder Judiciário no Brasil. “Como mulheres magistradas, nos sentimos cada vez mais representadas. Desejo sucesso à ministra Rosa, que, como juíza de carreira, comandará à Justiça brasileira de forma brilhante”.


Renata Gil também parabenizou o ministro Luís Roberto Barroso pelo novo cargo. “O ministro Barroso é um exímio conhecedor da Constituição Federal e também ostenta um grande currículo - o que o torna extremamente capacitado para exercer essa importante função no sistema de Justiça”, afirmou.

Em seu discurso, Rosa Weber destacou que suas primeiras palavras como presidente do STF seriam em nome dos direitos fundamentais, do princípio da separação dos Poderes e da independência do Poder Judiciário. A presidente do STF homenageou também os membros da magistratura. “Já vai um longo caminho na magistratura, sempre com o coração sereno. Volto a referir minha trajetória, mas para homenagear todos os juízes e tribunais”, disse.

Weber fez paralelos entre o bicentenário da independência - comemorado em 07 de setembro -, e o que espera para o futuro do Brasil. A ministra também prestou uma homenagem ao povo brasileiro. “O meu desejo e esperança é que na próxima comemoração da independência, possamos celebrar o que preconiza o artigo 3º da nossa Constituição, que é a construção de uma sociedade livre, justa e solidária”, destacou. “Este será o norte da minha gestão: a proteção da jurisdição constitucional e da integridade do regime democrático. Ou, simplesmente, a defesa da Constituição e do Estado Democrático de Direito”.

Primeira magistrada de carreira na presidência do Supremo

A ministra Cármen Lúcia falou à nova presidente do STF em nome do Tribunal. “A posse da eminente ministra Rosa Weber no mais elevado cargo deste Supremo Tribunal Federal reveste-se de uma inegável relevância jurídica e social. A ministra é exemplo de entrega ao ofício de julgar e, pela primeira vez, chega a este cargo uma magistrada de carreira”, afirmou. “Nos diferentes ramos da magistratura que integrou, Rosa Weber deu testemunho de seu empenho, sua firmeza e do rigor em sua atuação, sempre em benefício da cidadania brasileira”.

Nascida em Porto Alegre (RS), a ministra Rosa Weber iniciou nos quadros da magistratura em 1976 como juíza do Trabalho substituta. Ela integrou o Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região (TRT-4) de 1991 a 2006. Até 2011, exerceu o cargo de ministra do Tribunal Superior do Trabalho (TST) e, então, foi nomeada para assumir como membro do STF. Weber também presidiu o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) de 2018 a 2020.

AMB
Siga a AMPB nas redes sociais:

Instagram: @ampb_magistradospb
Facebook: @magistradospb
Twitter: @ampb_magistrado
Youtube: AMPB no Youtube

Assessora de Imprensa - Jaqueline Medeiros

Mais Notícias






© 2024. Todos os Direitos Reservados. AMPB - Associação dos Magistrados da Paraíba

Av. João Machado, Nº 553, Centro, Empresarial Plaza Center, 3º andar, Sala 307, João Pessoa - PB, CEP: 58013-520.
Fone/Fax: (83) 3513-2001
Jornalista Responsável: Jaqueline Medeiros - DRT-PB 1253