Já sob a presidência do desembargador Antônio de Pádua Lima Montenegro, o Pleno do Tribunal de Justiça do Estado prestou uma homenagem, na sessão da tarde desta quarta-feira (21 de março), ao desembargador João Machado de Souza, que, por motivo de aposentadoria, se afasta de suas atividades judicantes no próximo sábado (24).
O escolhido para falar em nome da Corte foi o desembargador José Di Lorenzo Serpa. Aceitei lisonjeado esta missão, que com certeza me foi confiada por se tratar Vossa Excelência um dos eminentes colegas de turma de 1967 da Faculdade de Direito da Universidade Federal da Paraíba, afirmou o desembargador.
AINDA O DESEMBARGADOR SERPA Faço, portanto, uma homenagem singela, porque simples é o nosso homenageado frisou o desembargador Serpa, ao recordar que conheceu o desembargador João Machado quando do vestibular para ingresso na Faculdade de Direito.
Desembargador João Machado: por conhecê-lo de perto, digo que, por ser tão simples, torna-se-me difícil falar sobre Vossa Excelência, em virtude da sua irrepreensível conduta e uma vida dedicada ao trabalho, ao estudo e a família, frisou o orador.
PELO MINISTÉRIO PÚBLICO Em seguida, falou o Dr. Paulo Barbosa de Almeida, subprocurador Geral de Justiça, em nome da Procuradora Geral de Justiça, Dra. Janete Maria Ismael da Costa.
Ele destacou que o desembargador João Machado de Souza teve uma trajetória retilínea.
Receba de nós, que ficamos ainda por algum tempo na atividade, especialmente nós do Ministério Público, as nossas congratulações e os votos de que Vossa Excelência tenha uma vida na inatividade cheia de ocupações a serviço da nossa comunidade ressaltou o Dr. Paulo Barbosa.
PELA ORDEM DOS ADVOGADOS - Representando a Ordem dos Advogados do Brasil, seccional da Paraíba, a palavra foi facultada ao Dr. José Liberalino da Nóbrega, para quem o desembargador João Machado de Souza é um magistrado-modelo, que sempre se preocupou com a aplicação da lei.
Vossa Excelência cumpriu sua missão com muita honradez, muita probidade e muita eficiência acentuou o representante da OAB/PB.
DESEMBARGADOR JOÃO MACHADO - O homenageado, desembargador João Machado, acentuou, quando foi sua hora de falar, que estava ali não para me despedir, mas para externar minhas palavras de gratidão, principalmente após quase 37 anos de judicatura e mais de 51 anos de serviço públicos prestados ao meu Estado da Paraíba.
Em seu discurso de agradecimento por todas as homenagens que lhe foram prestadas, o desembargador João Machado de Souza manifestou a certeza de que deixou modesta contribuição para o engrandecimento da Justiça.
Na intimidade dos Fóruns, nas salas de audiências e neste egrégio Tribunal de Justiça, colhi a sincera amizade de todos os desembargadores, de vários juízes, membros do Ministério Público, advogados e servidores afirmou o magistrado em vias de se aposentar compulsoriamente, por haver atingido a idade-limite para atuar na Magistratura, os 70 anos.
DESEMBARGADOR ANTÔNIO DE PÁDUA - Encerrando as homenagens do Tribunal Pleno ao desembargador João Machado de Souza, falou o presidente do Tribunal de Justiça do Estado, o desembargador Antônio de Pádua Lima Montenegro.
Destacou, em seu discurso, que o desembargador João Machado, como magistrado, foi e é decente, digno e discreto, tendo dedicado os melhores anos de sua vida à Justiça.
Segundo o chefe do Poder Judiciário, o desembargador João Machado cumpriu com seu dever de magistrado, não se deixando pressionar por ninguém.
A Justiça do Estado, por meu intermédio, só tem a agradecer a Vossa Excelência, pela sua dedicação integral durante esses 37 anos de exercício da Magistratura concluiu o desembargador-presidente, que entregou uma Placa comemorativa ao homenageado em nome de todo o Colegiado.