29/11/2023
Presidente da AMPB acompanha sorteio eletrônico para plantão do 1º Grau


De forma inédita, a Gerência de Primeiro Grau do Tribunal de Justiça da Paraíba realizou o sorteio eletrônico das unidades judiciárias que participam do Plantão Judiciário do 1° Grau. O sorteio é referente ao exercício de 2024 e o recesso forense de 2025. O processo automatizado ocorreu, na manhã desta quarta-feira (29 de novembro), na sede do TJPB, e, na ocasião, foi realizado o sorteio dos Grupos de 1 a 5.

A realização do sorteio eletrônico, que acontecerá anualmente, contou com a presença do presidente do TJPB, desembargador João Benedito da Silva; o presidente da Associação dos Magistrados da Paraíba (AMPB), juiz Alexandre Trineto; dos juízes auxiliares da presidência, Michelini Jatobá e Fábio Araújo; da gerente de Primeiro Grau, Maria dos Remédios Gonçalves dos Santos; do gerente de Sistema da Ditec, Júlio Paiva; e do coordenador de Sistemas Administrativo, Marcello Passos; além de servidores da Gerência de Primeiro Grau.

O desembargador-presidente destacou a importância deste momento para o Tribunal de Justiça, passando do sistema manual para o sistematizado. “A importância é vital tanto para os juízes, que com antecedência sabem do plantão que vão tirar durante o ano de 2024, e, como também, para o próprio usuário do sistema jurídico, porque tem a segurança de que esse plantão está definido na forma e nos moldes que a lei estabelece”, disse o desembargador João Benedito.

O presidente do TJPB ressaltou, ainda, que, quando o sorteio era manual, mas público, poderia ficar a dúvida sobre o pleito do processo. “No sistema automatizado, naturalmente, a segurança que se tem é bem maior”, observou.

Para o presidente da AMPB, juiz Alexandre Trineto, o novo sistema do sorteio eletrônico era um desejo de toda a magistratura estadual por permitir que os juízes(as) tenham acesso imediato e direto à funcionalidade. “É uma evolução muito grande, porque atende a esse anseio e a essa necessidade, até para que todos os magistrados possam se programar e se organizar dentro do contexto da necessidade de períodos de viagens, férias e dos plantões, em prol da melhoria da prestação jurisdicional”, ressaltou o presidente da AMPB.

Além da mudança do método manual para o sistematizado, o juiz Fábio Araújo afirmou que a funcionalidade trará mais rapidez, celeridade e objetividade, ao sistema que pode ser auditado. “O sistema vai fazer com que a gente não perca tanto tempo fazendo essas escolhas, além de trazer transparência, que é fundamental quando está se fazendo essas escolhas para o exercício de jurisdição”, comentou o juiz auxiliar.

“O primeiro sorteio realizado pelo sistema de plantão, no dia de hoje,  representa um marco para a gestão do Tribunal. A Ditec, dentro da sua missão, está proporcionando melhores condições de trabalho, trazendo tecnologia para o desenvolvimento eficiente e eficaz das atividades das unidades judiciais e administrativas. O sistema eletrônico do sorteio dos plantonistas de 1° grau traz, além da automação, a transparência no processo, onde o sorteio é realizado conforme as regras definidas pelo normativo e podem ser auditados pelos interessados”, afirmou o diretor de Tecnologia da Informação, Ney Robson Medeiros. 

O diretor destacou a participação do representante da AMPB, além do Diretor Especial, Robson Cananéa, e de outras autoridades presentes que dão a certeza de que o sistema atende aos objetivos propostos e chancela seu funcionamento. “O objetivo agora é expandir o sistema para o segundo grau e aprimorá-lo para atender outras funcionalidades que podem ser agregadas ao sistema”, disse.

 

 

*Com informações do TJPB
Siga a AMPB nas redes sociais:

Instagram: @ampb_magistradospb
Facebook: @magistradospb
Twitter: @ampb_magistrado
Youtube: AMPB no Youtube

Assessora de Imprensa - Jaqueline Medeiros

Mais Notícias






© 2024. Todos os Direitos Reservados. AMPB - Associação dos Magistrados da Paraíba

Av. João Machado, Nº 553, Centro, Empresarial Plaza Center, 3º andar, Sala 307, João Pessoa - PB, CEP: 58013-520.
Fone/Fax: (83) 3513-2001
Jornalista Responsável: Jaqueline Medeiros - DRT-PB 1253