00/00/0000

O presidente do Tribunal de Justiça da Paraíba, desembargador Júlio Paulo Neto, entregou oficialmente, na manhã desta sexta-feira (15), as instalações do novo Fórum Cível da Capital Mário Moacyr Porto, que já estava funcionando desde o dia 2 outubro. "Quando tomei posse na Presidência desta Corte, anunciei este propósito como uma prioridade. Hoje posso dizer que é um marco na minha administração", disse o magistrado para uma platéia de quase 500 pessoas que lotou o hall de entrada do fórum, localizado na Av. João Machado, na Capital.

O descerramento da placa inaugural do Fórum Cível foi realizado pelo presidente do TJ/PB e pelos desembargadores Genésio Gomes Pereira Filho e Jorge Ribeiro Nóbrega. Em seu discurso, Júlio Paulo Neto disse ainda que traçou o funcionamento do Fórum Cível Mário Moacyr Porto como um verdadeiro desafio "para mim e para minha valorosa equipe de trabalho, apressando as providências necessárias, sem atropelar as determinações legais". A entrega do prédio foi marcada pela confraternização dos servidores do fórum. O presidente do TJ fez questão de saudar os funcionários desejando-lhes um final de ano com muita as saúde e um ano novo de realizações.

A confraternização também teve um culto ecumênico feito pelo Padre Cassiano, da Paróquia de São Pedro e São Paulo e pelo Pastor Estevam, da 1a Igreja Batista. Em seguida, foi servido um lanche. Estiveram presentes na solenidade 15, todos 19 desembargadores que compõem o Tribunal de Justiça, entre eles a Mesa Diretora da Casa, feita pelo presidente da Corte, o vice-presidente, desembargador Genésio Gomes Pereira Filho, o corregedor-geral da Justiça, desembargador Jorge Ribeiro Nóbrega e ainda o próximo presidente do TJ/PB, desembargador Antônio de Pádua Lima Montenegro.

"O funcionamento do Fórum Cível é de suma importância para a sociedade paraibana. A partir deste momento, a população tem um excelente espaço e atenção para resolver suas pendências, onde encontrará um ambiente condigno a altura do povo da Paraíba. E eu tenho certeza que os funcionários vão valorizar este ambiente recebendo muito bem as partes, sobretudo nas varas de Família e Criminal, onde se lida com gente", comentou Antônio de Pádua Lima Montenegro.

O corregedor-geral da Justiça disse que "este é mais um serviço que o Poder Judiciário está prestando, não só a João Pessoa, mas a toda a Paraíba. A comunidade pessoense está de parabéns, pois está recebendo um excelente prédio com grandes instalações e os juízes prontos a uma prestação jurisdicional mais célere."

O diretor do Fórum Cível, juiz de Direito Onaldo Rocha de Queiroga, fez uso da palavra e destacou a importância desta data para o Poder Judiciário paraibano. "O novo fórum facilita, ao mesmo tempo, os trabalhos cartorários, como também para os advogados e a população em geral. Inclusive existe uma previsão do Tribunal criar mais algumas varas e já existe este espaço aqui no Mário Moacyr Porto."

Além dos servidores do Fórum Cível, estavam no evento os desembargadores Raphael Carneiro Arnaud, João Machado de Souza, Carlos Neves Coelho da Franca, Leôncio Teixeira Câmara, Nilo Luiz Ramalho Vieira, Maria de Fátima Bezerra Cavalcanti, Manoel Paulino da Luz, Márcio Murilo da Cunha Ramos e Saulo Henriques de Sá e Benevides, como também vários juízes de Direito, coordenadores do TJ, advogados e representantes do Ministério Público e da OAB/PB.

Estrutura do Fórum Cível

No subsolo funcionam a Central de Mandados, sala dos oficiais de justiça, Centro de Processamento de Dados (CPD), Recursos Humanos, Serviços Gerais, Segurança, Telejudiciário, almoxarifado e arquivo provisório.

Térreo , Diretoria, Central de Guias, protocolo, distribuição, contadoria, xérox, biblioteca, telejudiciário, Multibank, BB, duas livrarias, cafeteria e auditório.

1º Andar - Varas da Família, Defensoria Pública, Ministério Público e escritório de Práticas Forenses da UFPB.

2º Andar - Varas da Família e setor Psicossocial.

3º Andar - Varas Cíveis.

4º Andar - Varas Cíveis e sala da OAB.

6º e 7º Andares - Varas da Fazenda

8º Andar - Três Turmas Recursais com suas respectivas secretarias e salas de distribuição, além de plenário de julgamento.

FONTE: TJ-PB

Siga a AMPB nas redes sociais:

Instagram: @ampb_magistradospb
Facebook: @magistradospb
Youtube: AMPB no Youtube

Assessora de Imprensa - Jaqueline Medeiros