17/10/2012

O mais novo desembargador do Tribunal de Justiça da Paraíba, Leandro dos Santos, foi empossado na tarde desta terça-feira (16 de outubro), em solenidade marcada pela emoção e pelo reconhecimento de seus pares. O magistrado chega à Corte Superior da Paraíba depois de uma trajetória de 24 anos dedicados à Magistratura. "Ao eleger um de seus membros, o Tribunal de Justiça da Paraíba fortelece o princípio da moralidade, por ter empossado uma pessoa que julgou e foi julgado, depois de reconhecido pelo seu desempenho funcional", disse o advogado Luiz Carlos Santos, magistrado aposentado e pai do desembargador, falando em nome da OAB. O magistrado foi saudado ainda pela desembargadora Maria de Fátima Bezerra Cavalcanti, em nome do Poder Judiciário, e pelo procurador Osvaldo Trigueiro do Vale Filho, procurador Geral de Justiça. Ao final, a advogada Luara Santos, filha do desembargador empossado, prestou sua homenagem, falando em nome da família.

O presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Abraham Lincoln da Cunha Ramos presidiu a sessão, e na oportunidade, fez referências à dedicação de Leandro dos Santos. Ainda destacou suas qualidades ao proferir decisões rápidas, sempre demonstrando competência e humildade. Falando em nome da Corte de Justiça, a Desembargadora Maria de Fátima Morais Bezerra Cavalcanti, num discurso emocionado, pontificou aquele momento especial, trazido pela força do destino, traçado pela mão invisível de Deus. "Que o trouxe para brilhar nesta Corte como uma das estrelas da constelação do TJPB. Sei que manterá a conduta ética e moral e continuará a ser um servidor da Justiça", enfatizou a magistrada.

A magistrada lembrou os primeiros votos do juiz Leandro dos Santos ao chegar à Corte, trazido, na condição de substituto, pelo hoje desembargador aposentado, Raphael Carneiro Arnaud. Sua competência foi destacada, e chamou à atenção dos membros na Câmara e no Tribunal Pleno, despontando assim sua vocação para Magistratura. "Ser juiz é primar pela fabilidade e pelo sorriso no rosto, transmitindo paz e leveza diante da rudez e da frieza das leis. Esse modelo se coaduna muito bem com Leandro dos Santos. A desembargadora ainda manifestou suas reflexões com os versos do escritor potiguar Jorge Fernandes: "Habitualmente, vivo assim - sorrindo... O riso, para mim, exprime tudo... E, no ato mais sério, estando rindo, sou mais sério, sorrindo que sisudo!"

O procurador Geral de Justiça da Paraíba, Osvaldo Trigueiro do Vale Filho, também direcionou suas homenagens à condulta ilibada do novo membro do Poder Judiciário. "Ser desembargador não é o mais importante. Ser Leandro dos Santos, humano, limpo, ético, imparcial, crível, isto sim, é o que mais importa. Transpor tudo isso para o seu exercício é ter a certeza de que o papel que o povo, o Estado, a representação lhe confiou, valeu a pena, ressaltou Osvaldo Trigueiro.

Ao agradecer as manifestações, o desembargador Leandro dos Santos enalteceu sua dedicação à magistratura e lembrou o esforço dos bons juízes para resistir aos algozes do Judiciário. Falou do exemplo do ministro Joaquim Barbosa, do STF, que tem pautado seus julgamentos na defesa dos princípios da moralidade, referindo-se ao processo do "mensalão", em julgamento na Corte Superior.

O novo desembargador disse ainda que o juiz não é aquele que apenas comparece ao expediente e cumpre sua tarefa diária. "O juiz é muito mais que isso. O juiz deve ser elemento da cidadania; defensor das garantias individuais e coletivas. O juiz deve ser força em prol da segurança de uma coletividade; o juiz dever ser meio de realização da Justiça", avaliou.

"Bem mais do que peregrino de Santiago de Compostela, venci um percurso de 24 anos, 4 meses e 17 dias, desde a data da minha posse em 03 de junho de 1988, até a data de hoje, enfatizou ao frisar sua carreira. De lá pra cá minha vida se confunde com o exercício da judicatura. Nunca reclamei e jamais irei reclamar . A vocação que me conduziu por esse caminho foi inspirada em paixão avassaladora, que me conquistou desde muito tempo, quando ainda adolescente, acompanhando a carreira de meu pai, juiz em Taperoá nos idos de 1979.", enfatizou o novo desembargador."


FONTE: TJPB

 

Siga a AMPB nas redes sociais:

Instagram: @ampb_magistradospb
Facebook: @magistradospb
Youtube: AMPB no Youtube

Assessora de Imprensa - Jaqueline Medeiros