27/09/2022
TJPB faz homenagem, in memoriam, ao Centenário do Desembargador Mário da Cunha Moreno


O Tribunal de Justiça da Paraíba (TJPB), por meio da Comissão de Cultura e Memória, realizou, nesta segunda-feira (26 de setembro), a solenidade virtual comemorativa ao centenário do desembargador Mário da Cunha Moreno (in memoriam 1922-2022).

O presidente do Poder Judiciário estadual, desembargador Saulo Henriques de Sá e Benevides, saudou os familiares do homenageado, em nome da viúva, Ayene Lyra Moreno, a quem entregou, simbolicamente, a placa homenageando o legado jurídico e administrativo do desembargador Mário da Cunha Moreno.

O desembargador-presidente realçou a importância do projeto de homenagem às pessoas que contribuíram para o engrandecimento do Poder Judiciário paraibano, elogiando o trabalho de resgate histórico e da memória do Tribunal, desenvolvido pelo presidente da Comissão de Memória e Cultura, desembargador Marcos Cavalcanti.

“Não poderia ser diferente, em se tratando do desembargador Mário da Cunha Moreno. Nós estamos homenageando o magistrado, seu trabalho, sua luta com toda a dignidade, que deixou uma marca na Justiça paraibana”, salientou o desembargador Saulo Benevides, enfatizando ser uma solenidade simples, porém, de grande significado para todos.

O desembargador Marcos Cavalcanti teceu breve relato sobre a biografia do homenageado, destacando momentos especiais e marcantes. “Receba, saudoso desembargador Mário da Cunha Moreno, esta simbólica e justa, também sincera homenagem do Tribunal de Justiça do Estado da Paraíba pela passagem do centenário do seu nascimento, que o Tribunal, na minha pessoa, estende à viúva e aos filhos aqui presentes”, enalteceu.

Ao discursar, em nome da família, a neta do desembargador homenageado, Werana Moreno Luna agradeceu a homenagem, narrou a história de vida e destacou seu avô como um juiz modesto, de coração sereno e gentil, evidenciando, ainda, o amor à Justiça e ao país. “Foram 42 anos dedicados à judicatura. Não é à toa que ele exerceu a magistratura como um sacerdócio. Além de honrar a toga, meu avô tinha amor à pátria. Vovô era um homem discreto e desprovido de vaidade”, comentou.

Também acompanharam a solenidade virtual, os desembargadores Maria das Graças Morais Guedes (vice-presidente), João Benedito da Silva (Ouvidor de Justiça), Ricardo Vital de Almeida (diretor da Escola Superior da Magistratura – Esma), Joás de Brito Pereira Filho e Marcos William de Oliveira, entre outras autoridades, a exemplo do representante do Tribunal Regional Federal da 5ª Região, vesembargador Alexandre Costa de Luna Freire, o procurador-geral do Estado, Fábio Andrade Medeiros, o presidente da Associação dos Magistrados da Paraíba, juiz Max Nunes, e ainda juízes auxiliares da presidência do Tribunal de Justiça, magistrados diretores de Fóruns, diretores do TJPB e familiares do homenageado.

TJPB
Siga a AMPB nas redes sociais:

Instagram: @ampb_magistradospb
Facebook: @magistradospb
Twitter: @ampb_magistrado
Youtube: AMPB no Youtube

Assessora de Imprensa - Jaqueline Medeiros

Mais Notícias






© 2024. Todos os Direitos Reservados. AMPB - Associação dos Magistrados da Paraíba

Av. João Machado, Nº 553, Centro, Empresarial Plaza Center, 3º andar, Sala 307, João Pessoa - PB, CEP: 58013-520.
Fone/Fax: (83) 3513-2001
Jornalista Responsável: Jaqueline Medeiros - DRT-PB 1253