08/04/2011

Política

Juízes cobram mais segurança nos fóruns

O presidente da Associação dos Magistrados da Paraíba (AMPB), juiz Antônio Silveira Neto, encaminhou ofício ao presidente do Tribunal de Justiça do Estado com o pedido de cumprimento da Resolução 104 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

A norma trata da inclusão de detector de metais nas entradas dos prédios da Justiça, policiamento ostensivo, aperfeiçoamento dos seguranças, modernização de equipamentos e mais proteção aos juízes. O prazo dado pelo CNJ para a adequação termina hoje.

A iniciativa foi motivada depois de três situações que colocaram pessoas em risco. Na primeira, apenados tentaram fugir do Fórum Criminal de João Pessoa. Depois de muito tumulto, eles foram pegos e ninguém se feriu. Tempos depois, um homem entrou armado no fórum de Campina Grande. E na última, um suicida ingressou no Fórum Cível de João Pessoa dizendo portar uma mochila cheia de explosivos. A situação foi contornada e o homem não chegou a cometer o ato.

MEDIDAS

Diante desses incidentes, o presidente da AMPB solicitou ao presidente do TJ que sejam tomadas medidas para proporcionar mais segurança para os fóruns e cidadãos que circulam pelos locais.

“A Associação dos Magistrados da Paraíba requer que sejam tomadas as medidas necessárias a fim de garantir segurança aos magistrados do estado da Paraíba, atendendo as determinações do CNJ e levando-se em consideração o requerimento formulado pela AMPB no Processo Administrativo 278.069-1 em tramitação neste Tribunal”, completa Silveira Neto. (AL)