14/10/2008
TRE solicita tropas federais para 2º turno das eleições em Campina
Por: JOSUSMAR BARBOSA
NO FORUM - Após reunião, desembargador Nilo Ramalho foi lanchar com os juízes eleitorais de Campina Grande. Depois, seguiu para a capital para comandar sessão do TRE que aprovou a solicitaçÃ&
O Tribunal Regional Eleitoral, na sessão de ontem à tarde, decidiu, de forma unânime, requisitar ao Tribunal Superior Eleitoral tropas federais para o segundo turno das eleições, em Campina Grande, que serão realizadas no dia 26. O TRE paraibano atendeu ao pedido feito pelos juízes eleitorais campinenses os quais se reuniram pela manhã com o presidente da Corte, desembargador Nilo Luiz Ramalho.
A exemplo do que ocorreu no primeiro turno, a expectativa dos desembargadores e juízes é que o TSE aprova a requisição do Exército que auxiliará as polícias na segurança do pleito. Existe proposta para que a presença das tropas seja antecipada para o dia 20, ao invés de 24, antevéspera do pleito, como aconteceu na primeira etapa do pleito municipal.
Pela manhã, no Fórum Eleitoral Desembargador Evandro de Sousa Neves, em Campina, Ramalho e o corregedor-geral do TRE, João Benedito da Silva, conversaram com os juízes titulares das quatro zonas: Antonio Reginaldo Nunes (16ª), Maria Emília Neiva (17ª), Cláudio Pinto Lopes (71ª) e Paulo Sandro de Lacerda (72ª), além dos auxiliares. Os magistrados, na oportunidade, fizeram uma avaliação do primeiro turno da eleição. O presidente da Associação dos Magistrados da Paraíba, juiz Antonio Silveira Neto, também participou do encontro.
Nós fizemos uma avaliação sobre o trabalho do primeiro turno e a conclusão que nós chegamos é de que o trabalho foi muito bom e satisfatório. Nós pretendemos utilizar o mesmo método que foi utilizado no primeiro turno. Se o trabalho saiu bom e bem-feito, então nós temos que aprimorar. A mudança tem que ser para melhor, comentou o presidente do TRE.
Em relação à presença do Exército, ele ainda disse, em Campina Grande, que os juízes ficaram satisfeitos com a atuação das tropas federais. Todos eles elogiaram o trabalho da tropa federal sem distinção, frisou.
Quanto à expectativa para o segundo turno, Nilo Ramalho asseverou: É um pleito com harmonia, segurança, transparência e, acima de tudo, assegurando a todos os eleitores o direito de votar com liberdade. A Justiça tem essa preocupação de garantir o livre exercício no voto do eleitor, finalizou.