Política
João Batista toma posse no Tribunal Regional Eleitoral
Por: ALINE LINS
O presidente do Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB), desembargador Genésio Gomes Pereira empossou, em solenidade ocorrida na tarde de ontem, o juiz João Batista Barbosa como membro efetivo da Corte eleitoral, em substituição ao juiz Carlos Antônio Sarmento, em virtude do término do seu biênio como membro da Corte Eleitoral.
O novo integrante do TRE, indicado pelo Tribunal de Justiça da Paraíba, assumiu o cargo declarando-se orgulhoso ante o desafio de integrar o colegiado em um ano de eleições. Em seu discurso, ele defendeu o direito à liberdade dentro dos limites da legislação e prometeu contribuir com a Justiça Eleitoral diante da necessidade de uma fiscalização mais eficaz da coisa pública.
O novo membro do TRE adiantou que é favorável ao projeto ‘Ficha Limpa'.
O presidente do TRE, desembargador Genésio Gomes Pereira, destacou a competência de João Batista Barbosa. "Ele na sua trajetória de magistrado, vem demonstrando ser um juiz competente e dedicado, e estamos confiantes que isso ele vai transmitir aqui no TRE", declarou.
A solenidade foi prestigiada pelo presidente do Tribunal de Justiça da Paraíba, desembargador Luiz Sílvio Ramalho Júnior, representantes da Ordem dos Advogados do Brasil, seccional Paraíba, o presidente da Associação dos Magistrados da Paraíba, Antônio Silveira Neto, o procurador-geral do Estado, José Edísio Souto, e o do município de João Pessoa, Geilson Salomão, representando respectivamente o governador do Estado e o prefeito da capital.
O juiz Carlos Antônio Sarmento, que deixa o TRE, disse que entrega o gabinete com processos conclusos zerados. "Eu me sinto com dever cumprido, e a lição que tiro do TRE é de experiência, amadurecimento como julgador, como pessoa e como cidadão", declarou.
O presidente da AMPB, Antônio Silveira Neto, destacou que não só a larga experiência do juiz João Batista o credencia a assumir o TRE, mas sobretudo a sua independência.
Tropas federais não descartadas
O presidente do TRE, desembargador Genésio Gomes Pereira, não descarta a possibilidade de convocar tropas federais para garantir a segurança nas eleições de 3 de outubro próximo. "Poderão ser convocadas. Já estamos entrando em contato", confirmou o desembargador, que também já está solicitando apoio da Polícia Federal e da Militar.
"Já estamos iniciando os contatos com representantes da Polícia Federal, da Polícia Militar, para fazer a devida arregimentação, com a finalidade que tudo decorra na maior tranquilidade possível", adiantou.
De acordo com o presidente do TRE, tudo dependerá das necessidades, que serão averiguadas junto aos juízes eleitorais nos municípios. "Os juízes estão sendo convocados, vamos fazer reuniões com todos, reuniões inclusive regionais", disse Genésio Gomes Pereira, que ainda não tem datas agendadas para a realização das reuniões com os juízes. (AL)