Entidades da PB elogiam a iniciativa
A notícia sobre a resolução do Conselho Nacional de Justiça, aprovado por unanimidade ontem, criando um "Siafi do Poder Judiciário" foi recebida com entusiasmo pela Ordem dos Advogados do Brasil - Secção Paraíba e pela Associação dos Magistrados da Paraíba (AMPB).
De acordo com o presidente em exercício da OAB-PB, advogado Paulo Guedes, esta nova iniciativa se constitui em mais uma boa nova resultante da ação do Conselho Nacional de Justiça. "Trata-se de um ‘tabu' histórico: o Judiciário sempre apresentou uma ‘caixa-preta' incômoda e que não se coaduna com a necessidade de transparência exigida pela sociedade", observou. Para Guedes, além de um "avanço significativo", a resolução do CNJ atende também uma antiga reclamação dos segmentos que representam os operadores do Direito.
Já para o presidente da Associação dos Magistrados da Paraíba (AMPB), juiz Antônio Silveira Neto, o CNJ dá uma demonstração cabal de que está "passando a limpo" o Poder Judiciário, colaborando para que um dos segmentos mais herméticos entre as instituições inaugure um novo momento.
Segundo Silveira Neto, o princípio da transparência e da publicidade dos gastos públicos é um objetivo que deve ser sempre perseguido pelas instituições e resoluções como a do CNJ reforçam o otimismo em relação ao novo momento do Poder Judiciário. "Ainda falta muito para se alcançar o ideal, mas os passos já dados nos animam a crer que estamos no caminho certo", crê o presidente da AMPB.