06/06/2011

Campina Grande, 01/06/2011
Encontro de Magistrados Paraibanos começa nesta quinta em Campina Grande

Tem início nesta quinta-feira (02 de junho) o XVII Encontro de Magistrados Paraibanos, com o tema "Modernização e Humanização da Justiça: novas tecnologias e reforma do sistema judicial brasileiro". O evento é uma realização da Associação dos Magistrados da Paraíba, com o apoio do Tribunal de Justiça da Paraíba, e acontecerá em Campina Grande, no Garden Hotel – Centro de Convenções Raymundo Asfora.


A solenidade de abertura ocorre às 20h, seguida da palestra "Criminalidade transnacional e as dificuldades do Poder Judiciário", proferida pelo desembargador do Tribunal de Justiça de São Paulo e professor de pós-graduação em Direito Penal e Processual Penal, Wálter Fanganiello Maierovitch.


No segundo dia de evento (03 de junho), às 9h00, o mestre em Direito e professor da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Gustavo Batista, vai ministrar uma aula a respeito da "Mercantilização do Sistema Penal Brasileiro". Ainda pela manhã, o juiz titular do Juizado Regional da Infância e da Juventude de Santo Ângelo (RS), João Batista da Costa Saraiva, vai falar sobre "O devido processo legal na Infância e Juventude".

À tarde, acontecem mais duas palestras: "Implantação do Processo Judicial Eletrônico (PJE)", com o juiz de Direito do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte e auxiliar da Presidência do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), Marivaldo Dantas de Araújo; e "Reforma do Código de Processo Civil", que tem como palestrante Bruno Dantas, conselheiro do Conselho Nacional do Ministério Público e consultor-geral do Senado Federal.

“O ciclo de palestras levará nossos magistrados a se aprofundarem em debates sobre como aprimorar os serviços prestados pelo Poder Judiciário aos cidadãos paraibanos”, comentou o juiz Antônio Silveira Neto, presidente da AMPB.

Algumas autoridades já confirmaram presença para a solenidade de abertura do Encontro, a exemplo do presidente do Tribunal de Justiça da Paraíba (TJPB), desembargador Abraham Lincoln da Cunha Ramos; o governador do Estado, Ricardo Coutinho; o prefeito da cidade de Campina Grande, Veneziano Vital; e o presidente da Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB), desembargador Nelson Calandra.

Da Redação com assessoria