10/08/2007
Assessoria de Comunicação AMPB
10.08.2007 9:59
AMPB completa 49 anos de fundação no próximo dia 12
A Associação dos Magistrados da Paraíba (AMPB) completa 49 anos de existência no próximo dia 12 de agosto (domingo). A história da Entidade foi se fortalecendo ao longo dos anos através da ação incontestável de seus representantes e associados, ampliadores do papel da AMPB que, em defesa dos direitos da classe que representa, vem fortalecendo todo o Poder Judiciário do Estado e, consequentemente, servindo a sociedade com uma Justiça cada vez mais rápida e eficaz.
O trabalho associativo da AMPB travou batalhas contra o nepotismo; pela independência financeira do Poder Judiciário paraibano; implantou os subsídios da magistratura, dando mais clareza aos vencimentos da categoria; luta também pela objetividade nos critérios de promoção e remoção de juízes; busca a informatização do Judiciário; reforma da LOJE, enfim, vem pugnando pelas garantias constitucionais e independência do magistrado e do Poder Judiciário.
Através de campanhas institucionais, realizadas muitas vezes em parceria com a Associação dos Magistrados Brasileiros, a AMPB externa a preocupação dos magistrados com assuntos como a clareza nas eleições (Campanha Eleições Limpas), Reforma Política (Campanha Reforma Política), com crianças que vivem em abrigos (Campanha Mude um Destino), Campanha pela Simplificação da Linguagem Jurídica, entre outras ações que demonstram o interesse da magistratura em envolver-se com temas relevantes para o País, reconhecendo que o magistrado é parte integrante da sociedade e tem papel importante no seu desenvolvimento.
Parte da história da Entidade já foi materializada na obra AMPB uma trajetória de 45 anos, de Humberto Fonseca de Lucena, lançada em 2003 pela então diretoria da Associação dos Magistrados da Paraíba. A atual gestão, presidida pelo juiz Marcos Coelho de Salles, planeja comemorar os 50 anos da Entidade (em 2008) com o brilhantismo que a data merece. Para tanto, os preparativos já estão em andamento.