O imbróglio judicial em torno da Série C do Campeonato Brasileiro segue ganhando força na esfera política. Nesta terça-feira, o senador Vital Filho (PMDB-PB) usou a bancada do plenário para rebater a acusação do senador Anibal Diniz (PT-AC) de que a juíza da comarca de Campina Grande, Ritaura Rodrigues Santana, que colocou o Treze na disputa da competição no lugar do Rio Branco, seria "desonesta" e que estaria agindo como "comparsa" do time paraibano. Segundo Vital Filho, o senador acriano tem todo o direito de defender os interesses do seu estado, mas não pode fazer acusações deste tipo a um magistrado.

Antes de mencionar o discurso de Anibal Diniz, Vital Filho se posicionou totalmente favorável à inclusão do Treze na Série C, o que, para ele, não representa nada menos que a justiça perante a situação.

- Fomos até as últimas instâncias desportivas. Não queríamos ferir o direito de ninguém, mas apenas garantir o nosso - explicou, referindo-se ao fato de o clube paraibano ter ingressado na justiça comum, pleiteando a vaga na competição.

Em seguida, Vital Filho citou as acusações do senador do Acre, que chamou a magistrada Ritaura Rodrigues de "torcedora fanática", e disse repudiar as palavras do colega acriano. Vital corroborou com a nota publicada pela Associação dos Magistrados da Paraíba (AMPB), em que o presidente, o juiz Antônio Silveira Neto, se solidarizou com a colega da 1ª Vara Cível de Campina Grande.

Vital leu trechos da nota da AMPB, mas fez questão de apresentar opinião própria sobre o caso.

- Não cabe a nenhum de nós questionar as decisões que foram tomadas até agora. Muito menos partir para agressões - destacou, fazendo questão de lembrar que o próprio Superior Tribunal de Justiça (STJ) resolveu que a comarca da Paraíba era competente para jugar as ações do caso.

O senador paraibano ainda frisou que entende o posicionamento de Anibal Diniz, que, assim como ele, luta pelos direitos do seu estado. Mas reprovou as acusações direcionadas à juíza Ritaura Rodrigues.

- Do mesmo jeito que busco os direitos da Paraíba, respeito o Acre no seu posicionamento. Mas não tolero desrespeito com a nossa justiça.

Por fim, Vital Filho reiterou seu apoio ao Treze na manutenção das decisões proferidas em favor do clube de Campina Grande.

- Esgotei minhas possibilidades, mas não arredo o pé para defender o Treze ou qualquer outro clube da Paraíba, na busca pelos seus direitos - finalizou.