Geral/campina grande
Prestigiada solenidade marca a abertura do XVI Encontro de Magistrados
Publicado em 04/06/2010, às 08h32
Foto: Ascom
Encontro de Magistrados Paraibanos foi aberto na noite desta quinta-feira
A cidade de Campina Grande está sendo palco de um grande evento para o meio jurídico paraibano. Na noite desta quinta-feira (03 de junho), foi aberto oficialmente o XVI Encontro de Magistrados Paraibanos. Juízes e desembargadores de todo o Estado compareceram ao evento, que foi prestigiado por várias autoridades locais e nacionais. O Encontro é uma realização da Associação dos Magistrados da Paraíba e se estende até o próximo sábado (05 de junho).
Segundo o presidente da AMPB, juiz Antônio Silveira Neto, o Encontro tem o objetivo de debater soluções para problemas enfrentados no dia a dia dos magistrados. "É preciso ter força institucional para se posicionar, lutar e enfrentar os novos desafios que se avizinham. É momento de exercitarmos nossa inteligência política para preservar nossos direitos e conquistas, para avançar com independência na formulação de um novo Judiciário que seja valorizado pelo cidadão e respeitado pela sociedade", enfatizou em seu discurso.
"A sociedade encontra-se insatisfeita com o Judiciário, os magistrados estão insatisfeitos com as suas próprias condições de trabalho, permeada de excesso de causas, burocracia, leis processuais repletas de recursos, insuficiência de quadros e modelos de soluções de conflitos que não respondem a realidade da sociedade tecnológica", complementou Silveira.
O prefeito de Campina Grande, Veneziano Vital do Rêgo, também discursou para os presentes à solenidade. "Na condição de anfitrião, expresso minha alegria pela escolha desta cidade para sediar o evento", disse. "Em nome de todos os cidadãos estamos agradecidos e envaidecidos. Entre outras tantas cidades, Campina poder acolhê-los ê uma deferência", comentou o prefeito.
Veneziano parabenizou a AMPB pela iniciativa e elogiou a Entidade pela escolha do tema "O Poder Judiciário numa sociedade descontente: impasses, desafios e modernização da Justiça". "Demonstra que não há receio nem temores de se realizar um fórum de debate, identificando as mazelas e propondo algumas sugestões, sendo um Poder aberto a críticas".
"Esse exemplo da AMPB, de propor este tema para seu encontro e enfrentar a sociedade, deve ser seguido também pelo Legislativo e pelo Executivo", disse o prefeito. "A sociedade questiona não só ao Judiciário, mas a todos, ao Legislativo e ao Executivo também", verificou Veneziano.
O desembargador Luiz Silvio Ramalho Junior, presidente do Tribunal de Justiça da Paraíba, também discursou durante a solenidade e falou que o Judiciário vem tentando empreender mudanças e se moderniza, mas enfrenta muitas dificuldades. "Porque mudanças devem ocorrer, antes de tudo, dentro das pessoas", disse. "E através de debates como esses desenvolvidos neste Encontro, é que começam essas mudanças, formando pessoas mais abertas e transparentes".
Logo após, foi exibido um vídeo com justificativa do ministro Gilson Dipp que, por problema de saúde, ficou impossibilitado de comparecer ao evento. No vídeo, além de lamentar sua ausência, Dipp louvou os esforços da magistratura paraibana pelo desenvolvimento do Judiciário e desejou sucesso ao Encontro.
Em seguida, Paulo Tamburini, Conselheiro do CNJ, proferiu palestra sobre o papel institucional do CNJ no desenvolvimento do Judiciário brasileiro.
Dentre as autoridades que compuseram a mesa dos trabalhos de abertura do evento, estavam o presidente do TJPB, des. Ramalho Júnior, o presidente da Associação dos Magistrados Brasileiros, juiz Mozart Valadares, o Governador do Estado, José Maranhão, o Conselheiro do CNJ, Paulo Tamburini, o Deputado Federal Rômulo Gouveia, o Prefeito de Campina Grande, Veneziano, o presidente da Câmara de Vereadores de Campina, Nelson Gomes Filho, e o vice-presidente da OAB-PB, Bruno Veloso.
Ao final da solenidade, a AMPB recepcionou os participantes e convidados com um coquetel, que contou com apresentação de trio de forró.
Com realização da AMPB e apoio da Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB) e Tribunal de Justiça da Paraíba (TJPB), o evento conta ainda com patrocínios da Cesed/Facisa, FIEP, Unimed CG, Unicred, Federação das Unimeds do Estado da Paraíba, Gráfica Marcone e Shopping Boulevard.
Redação iParaiba com Ascom