25/07/2012

Senador se retrata com juíza após nota da AMPB

Publicado em 25/07/2012, às 09h53

 

Aníbal Diniz (PT-Acre) pediu desculpas, afirmando que “cometeu excessos” ao criticar decisões da magistrada Ritaura Rodrigues Santana

Por meio de nota publicada em seu site e encaminhada ao presidente da Associação dos Magistrados da Paraíba, o senador Aníbal Diniz (PT - Acre) pediu publicamente desculpas à juíza Ritaura Rodrigues Santana, a quem dirigiu duras críticas em pronunciamento da Tribuna do Senado Federal, protestando contra as decisões da magistrada, titular da 1ª Vara Cível da Comarca de Campina Grande, em desfavor do Rio Branco Football Club, time do Acre.

Aníbal afirma que nota publicada pela AMPB em defesa da juíza Ritaura Rodrigues o fez refletir sobre seu posicionamento. Ele reconhece que, ao demonstrar a insatisfação dos torcedores e dos dirigentes do futebol acreano com relação às decisões da magistrada, se deixou levar pelo “calor da emoção”, cometendo excessos, “o que não justifica as ofensas por mim cometidas”, declarou o senador que, estendeu o pedido de desculpas a toda magistratura paraibana.

A AMPB está sempre atuante na defesa de seus associados, pronta a agir e oferecer apoio institucional e jurídico, reafirmou o juiz Antônio Silveira Neto, representante da magistratura paraibana. “Em um ato de grandeza e hombridade, o senador reconheceu o seu erro. Tanto a juíza quanto a AMPB aceitam o pedido de desculpas”, garantiu Silveira.

Veja a seguir a nota publicada neste dia 24 de julho, no site do senador:

Nota à Associação dos Magistrados da Paraíba

Excelentíssimo Senhor Presidente da Associação dos Magistrados da Paraíba, Dr. Antonio Silveira Neto;

A Nota Pública emitida pela Associação dos Magistrados da Paraíba, por ocasião de meu pronunciamento da Tribuna do Senado Federal com posterior publicação em meu site oficial protestando contra as decisões da Excelentíssima Senhora juíza Ritaura Rodrigues Santana, titular da 1ª Vara Cível da Comarca de Campina Grande, em desfavor do Rio Branco Football Club, foi, para mim, objeto da mais profunda reflexão.

Minha real intenção era, da forma mais contundente possível, demonstrar a insatisfação dos torcedores e dos dirigentes do futebol acreano com suas decisões, principalmente aquela do dia 4 de julho corrente, frontalmente contrárias ao direito do clube acreano disputar a série C do Campeonato Brasileiro de futebol de 2012, uma vez que a CBF, naquele momento, já havia divulgado tabela com as presenças do Treze da Paraíba e do Rio Branco, até que o mérito da questão fosse julgado.

Ressalto, por oportuno, que os transtornos emocionais causados a torcedores, dirigentes, atletas e comissão técnica, além de incontáveis prejuízos de ordem material e financeira ao clube, a comerciantes e ao Governo do Acre com a exclusão do Rio Branco da competição, exigiam de mim, na condição de legítimo representante do Estado do Acre, uma firme tomada de posição.

Tenho o maior respeito pela magistratura do Estado do Acre, assim como pelas magistraturas de todas as unidades da Federação. Jamais passou pela minha cabeça a intenção de ofender a magistratura do Estado da Paraíba. Contudo, no calor da emoção, cometi excessos. Ciente de que este não é meu modo de agir, retrato-me perante os Magistrados da Paraíba, principalmente a Doutora Ritaura Rodrigues Santana, a quem publicamente peço desculpas.

É certo que a discussão não se encerra por aqui. Continuaremos firmes na luta por justiça e na defesa da presença do clube acreano na Série C do Brasileirão 2012. Sei que o povo do Acre está solidário com a luta do quase centenário Rio Branco Football Club por seu direito legitimamente conquistado em campo ao custo de incontáveis sacrifícios.

Mas a defesa desse direito nos foros apropriados, mesmo com a inviolabilidade das minhas opiniões que o mandato de senador da República me assegura, não justifica as ofensas por mim cometidas. Por isso, reitero meu pedido de desculpas à juíza Ritaura Rodrigues Santana e, por extensão, a toda magistratura paraibana.

Redação iParaíba com Ascom