04/11/2008
Associação dos Magistrados lança campanha de incentivo à adoção
04/11/2008 às 08:23
Uma campanha que orienta sobre os procedimentos legais de uma adoção, direcionada às pessoas que pretendem adotar, às mães que pretendem entregar seus filhos e para profissionais de saúde. Assim é a segunda fase da campanha Mude um Destino, que será lançada na Paraíba nesta quinta-feira, 6, a partir das 10 horas, no auditório da OAB-PB, centro da Capital.
A iniciativa da Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB) tem o apoio da Associação dos Magistrados da Paraíba (AMPB) e é um serviço em favor da adoção consciente. A meta é chamar a atenção para a necessidade dos processos de adoção serem feitos através do Poder Judiciário. O lançamento da campanha na Paraíba vai contar com as presenças do presidente da AMB, juiz Mozart Valadares e do coordenador da campanha e vice-presidente da AMB, Francisco de Oliveira Neto, além de representantes de outras entidades que atuam em prol dos direitos das crianças.
"Queremos discutir o momento da destituição do Poder Familiar e até quando se deve tentar o retorno da criança ou adolescente à família biológica; saber quem é a criança e o adolescente que vive em abrigos; reduzir a disparidade entre a criança desejada e a criança existente discussão que está afeta às restrições relacionadas ao sexo, idade e cor que são impostas pelos pretendentes e que tanto dificultam a concretização da adoção", explica o juiz Mozart Valadares, presidente da AMB.
Para a AMB, é muito importante que a aproximação entre o pretendente e o menor a ser adotado seja feita por meio do Judiciário. "Pretendemos demonstrar a necessidade de preparação para adotar e como as Varas da Infância e da Juventude estão preparadas para ajudar as pessoas neste momento, impedindo que os pretendentes acabem no "mercado de adoções" ou pior que as crianças e adolescentes acabem sendo 'devolvidos' após uma tentativa mal-sucedida de adoção", preocupa-se Mozart.
O juiz Antônio Silveira Neto, presidente da AMPB, afirma que a campanha Mude um Destino soma-se às outras campanhas realizadas pela AMB, que vêm promovendo a discussão de temas relevantes para o País. "Sensibilizar as pessoas para a causa da adoção pode contribuir para que mais crianças sejam adotadas no nosso Estado. Não podemos cruzar os braços e deixar esse grande número de crianças esquecidas nos abrigos, é obrigação da magistratura se envolver em causas como essa", considera o magistrado que espera um grande apoio da Paraíba no desenvolvimento da campanha.
O material da segunda fase da Mude um Destino, que será distribuído durante o lançamento, é composto por duas cartilhas: "Passo a passo" e a " Profissional de Saúde", além de um documentário intitulado "Se essa casa fosse minha...". Todos podem ser adquiridos gratuitamente no site http://www.amb.com.br/mudeumdestino.