09/08/2008
(8/8/2008 22:38:00) Trabalho institucional da AMPB chega aos 50 anos
No próximo dia 12 de agosto, terça-feira, a Associação dos Magistrados da Paraíba (AMPB) comemora 50 anos de fundação. A entidade representativa da magistratura paraibana foi criada para defender os direitos de seus associados, atuando de forma a valorizar e aperfeiçoar o Poder Judiciário do nosso Estado. Com suas conquistas, vem implantando melhorias na prestação jurisdicional, construindo uma Justiça mais célere e ética.
Para marcar a data, a entidade lançará a publicação AMPB 50 anos Um ideal gerando grandes conquistas, a obra descreve as lutas e vitórias transcorridas no cinqüentenário da instituição. Em evento marcado para ocorrer no próximo dia 17 de agosto, na sede de lazer da AMPB, cada associado receberá seu exemplar.
Atualmente a Associação congrega mais de 330 associados, entre magistrados e magistradas da ativa e aposentados da Justiça Estadual. É uma instituição civil sem fins lucrativos, com a missão de prestar auxílio e defesa das prerrogativas da magistratura e ao seu compromisso com a construção da cidadania, estimular a cultura do direito e o aprimoramento da prestação da justiça.
Nesses 50 anos, a entidade promoveu a congratulação entre magistrados, buscou melhorias em torno de seus direitos e fortaleceu o Judiciário, participando de todos os grandes momentos e transformações deste Poder na Paraíba e no Brasil, sempre prezando pelo respeito à Constituição Federal.
Primando pela independência da magistratura, a AMPB lutou pelo fim do nepotismo, contra a aposentadoria compulsória aos 75 anos, pela objetivação do merecimento na promoção de juízes, pela implantação dos subsídios da categoria, participou de movimentos contra a corrupção, promoveu encontros estaduais para o aperfeiçoamento de seus associados, além de implantar a independência financeira do Poder Judiciário paraibano, através do repasse do duodécimo.
Fonte: Assessoria