11/08/2008

Associação dos Magistrados completa 50 anos nesta terça-feira
Da Redação com Ascom

A Associação dos Magistrados da Paraíba (AMPB) está completando 50 anos de fundação nesta terça-feira, dia 12 de agosto. A entidade congrega 330 associados, entre magistrados e magistradas da ativa e aposentados.

A AMPB nasceu no dia 12 de agosto de 1958, num clima de festa e em ato solene prestigiado pela presença de magistrados de várias regiões do Estado e do País. A idéia de criar uma associação de classe foi iniciativa do desembargador Mário Moacyr Porto. Seu ideal prosperou graças à necessidade da magistratura de se organizar em torno de um órgão que personificasse a classe, concretizando e orientando suas diretrizes, quer no sentido profissional, quer no sentido social.

A necessidade de lutar pelos direitos dos magistrados, e, ainda, a necessidade de promover o congraçamento da categoria, tornou imperativo a criação de um órgão de defesa, de organização e de assistência.

A missão confiada à AMPB pelos seus fundadores está claramente definida nos seus estatutos: pugnar pelo prestígio do Poder Judiciário, pelas garantias constitucionais específicas dos magistrados, por sua independência e defesa dos interesses da magistratura paraibana.

Podemos certificar que o prestígio e a representatividade da AMPB são resultado do trabalho de todos os grandes homens que estiveram à frente da entidade nesses cinqüenta anos, numa atuação fiel em defesa dos magistrados da Paraíba, extraindo seus propósitos da consciência coletiva da classe.