04/06/2007
01/06/07 - 13:57
Presidente da AMB lança campanha "Mude um Destino" na Paraíba
Da Redação com Ascom
A Campanha Mude um Destino em favor das crianças que vivem em abrigos foi lançada na manhã desta sexta-feira (01) na Paraíba. O juiz Rodrigo Collaço, presidente da AMB, apresentou a campanha durante palestra que proferiu durante o I Encontro de Juízes e Promotores da Infância e da Juventude do Estado da Paraíba, promovido pela Associação dos Magistrados da Paraíba (AMPB), Tribunal de Justiça do Estado da Paraíba (TJ-PB), Corregedoria Geral da Justiça, Comissão Estadual de Adoção (CEJA) e Ministério Público.
Após a exibição do documentário O que o destino me mandar, dirigido pela jornalista Ângela Bastos, produzido com o apoio cultural da AMB, Collaço comentou que o impacto da exibição do vídeo, com depoimentos de crianças e adolescentes, devem servir de incentivo para que os magistrados passem adiante a idéia e trabalhem para mudar a situação de crianças que vivem em abrigos, para que sejam devolvidas às suas famílias ou colocadas para adoção.
A AMB acredita que a mobilização da sociedade depende da iniciativa pessoal de cada juiz. Para tentar institucionalizar a campanha, criamos cartilhas educativas para desmistificar a idéia de que adotar é difícil. O que demora não é o processo de adoção, mas sim o fato das pessoas procurarem crianças com determinadas características, disse Collaço.
O presidente da AMB encerrou sua palestra afirmando que deposita total confiança na magistratura e no Ministério Público da Paraíba, que com certeza saberão responder à esse desafio e ajudarão a essas crianças que vivem à margem da sociedade, afirmou o juiz que convocou a platéia para divulgar o vídeo e distribuir as cartilhas educativas da campanha com a comunidade.
Para o juiz Marcos Coelho de Salles, presidente da Associação dos Magistrados da Paraíba (AMPB), a campanha Mude um Destino pretende despertar na sociedade e entre as autoridades, a necessidade de se buscar através do debate meios de solucionar o drama que afeta cerca de 80 mil crianças que vivem em abrigos em todo o Brasil.
Quem quer conhecer e ajudar a mudar a realidade das crianças que vivem em abrigos encontra as informações necessárias nas duas cartilhas da campanha: Adoção passo a passo e Abrigo legal. A primeira desmistifica o processo da adoção no Brasil e esclarece as principais etapas.
A segunda apresenta aos dirigentes de abrigos toda a legislação referente ao tema. A AMB também disponibiliza, a qualquer interessado, exemplares, em formato DVD, do documentário O que o destino me mandar.
Mais informações sobre o material da campanha podem ser obtidas no hotsite www.amb.com.br/mudeumdestino ou pelo e-mail mudeumdestino@amb.com.br.