04/06/2007
31/05/07 - 17:47
Promotores e juízes participam de Encontro Estadual
Da Redação com Ascom
Durante todo o dia de amanhã, sexta-feira, promotores de Justiça e juízes que atuam na área da Infância e Juventude de todo o Estado estarão participando do I Encontro de Juízes e Promotores da Infância e da Juventude do Estado da Paraíba. O evento terá início às 8h, se estendendo até às 17h30 e será realizado no Auditório da Corregedoria de Justiça, localizado no Altiplano.
O Encontro, conforme explicou a promotora de Justiça, Soraya Escorel, Curadora da Infância e Juventude da Capital, está sendo organizado pela Comissão Estadual Judiciária de Adoção Ceja, Tribunal de Justiça, através da Corregedoria, e pelo Ministério Público da Paraíba.
O que motivou esteve evento foi uma Campanha da Associação dos Magistrados Brasileiros, de nome Mude um Destino, que está sendo lançada em todo o país, chegando a vez da Paraíba. Esta campanha trata sobre as dificuldades enfrentadas pelos Juízes e Promotores da área da Infância e Juventude em relação às crianças, abandonadas pelos pais, que se encontram nos abrigos em situação de risco, sendo este tema o objetivo maior deste encontro, esclareceu Soraya.
Ela informou também que é grande a adesão de juízes e promotores à campanha Mude um Destino e que durante o evento serão discutidas formas para solucionar o problema das crianças abandonadas em abrigos.
Precisa-se fazer alguma coisa com relação a essa questão. Tipo um intercâmbio, através da informatização, entre Estados e entre os Municípios do próprio Estado, pois um promotor não sabe o que está acontecendo em uma localidade diferente de sua atuação. Vamos, em conjunto, encontrar meios para agilizar e melhorar a situação dessas crianças. Que nós possamos ser a voz dessas crianças, fazendo com que sejam fortalecidos seus vínculos familiares e, na falta deles, que possamos encaminhá-las às famílias sociais, através da guarda, tutela ou adoção, contanto que elas sintam-se amadas e protegidas, enfatizou a Curadora da Infância e Juventude, concluindo que a participação de todos é importante na busca de soluções concretas.
Durante o Encontro serão debatidos vários temas, dentre eles: Um novo olhar sobre a prática de Adoção; Perda do Poder Familiar e Adoção e Sistema Informatizado de Abrigos e Direitos à Convivência Familiar, além do lançamento da campanha Mude um Destino, em favor das crianças que vivem em abrigos.