05/11/2008

04/11/2008 - 09h23

AMPB e AMB lançam "Mude um Destino" na Paraíba
Uma campanha que orienta sobre os procedimentos legais de uma adoção, direcionada às pessoas que pretendem adotar, às mães que pretendem entregar seus filhos e para profissionais de saúde. Assim é a segunda fase da campanha Mude um Destino, que será lançada na Paraíba no próximo dia 06 de novembro (quinta-feira), a partir das 10 horas, no auditório da OAB-PB, centro da Capital.


A iniciativa da Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB) tem o apoio da Associação dos Magistrados da Paraíba (AMPB) e é um serviço em favor da adoção consciente. A meta é chamar a atenção para a necessidade dos processos de adoção serem feitos através do Poder Judiciário. O lançamento da campanha na Paraíba vai contar com as presenças do presidente da AMB, juiz Mozart Valadares e do coordenador da campanha e vice-presidente da AMB, Francisco de Oliveira Neto, além de representantes de outras entidades que atuam em prol dos direitos das crianças.


"Queremos discutir o momento da destituição do Poder Familiar e até quando se deve tentar o retorno da criança ou adolescente à família biológica; saber quem é a criança e o adolescente que vive em abrigos; reduzir a disparidade entre a criança desejada e a criança existente – discussão que está afeta às restrições relacionadas ao sexo, idade e cor que são impostas pelos pretendentes e que tanto dificultam a concretização da adoção", explica o juiz Mozart Valadares, presidente da AMB.


Para a AMB, é muito importante que a aproximação entre o pretendente e o menor a ser adotado seja feita por meio do Judiciário. "Pretendemos demonstrar a necessidade de preparação para adotar e como as Varas da Infância e da Juventude estão preparadas para ajudar as pessoas neste momento, impedindo que os pretendentes acabem no "mercado de adoções" ou – pior – que as crianças e adolescentes acabem sendo 'devolvidos' após uma tentativa mal-sucedida de adoção", preocupa-se Mozart.


O juiz Antônio Silveira Neto, presidente da AMPB, afirma que a campanha Mude um Destino soma-se às outras campanhas realizadas pela AMB, que vêm promovendo a discussão de temas relevantes para o País. "Sensibilizar as pessoas para a causa da adoção pode contribuir para que mais crianças sejam adotadas no nosso Estado. Não podemos cruzar os braços e deixar esse grande número de crianças esquecidas nos abrigos, é obrigação da magistratura se envolver em causas como essa", considera o magistrado que espera um grande apoio da Paraíba no desenvolvimento da campanha.


O material da segunda fase da Mude um Destino, que será distribuído durante o lançamento, é composto por duas cartilhas: "Passo a passo" e a "Profissional de Saúde", além de um documentário intitulado "Se essa casa fosse minha...". Todos podem ser adquiridos gratuitamente no site http://www.amb.com.br/mudeumdestino.