10/05/2011

07/05/2011 às 10h54

Wálter Maierovitch abre o encontro de magistrados

O jurista e professor Wálter Fanganiello, desembargador do Tribunal de Justiça de São Paulo e presidente do Instituto Brasileiro Giovanni Falcone de Ciências Criminais, vai proferir a palestra de abertura do XVII Encontro de Magistrados Paraibanos, às 20h30min do dia 2 de junho, no Garden Hotel, em Campina Grande.
Ex-secretário nacional antidrogas da Presidência da República, durante o governo de FHC, Wálter é um profundo conhecedor do crime organizado nacional e internacional. Professor de pós-graduação em direito penal e processual penal, Wálter abordará em sua palestra o tema “Criminalidade nacional e as dificuldades do Poder Judiciário”, sugestão dele próprio.
Comentarista da CBN e colunista da revista Carta Capital, o desembargador recebeu o convite para proferir a palestra para os magistrados paraibanos com muita satisfação e frisou que será uma honra participar do encontro promovido pela Associação dos Magistrados da Paraíba.
O juiz Antônio Silveira Neto, presidente da AMPB, comentou que o vasto currículo do palestrante já traduz o potencial desta troca de ideias que ele terá com a magistratura paraibana. “Sem dúvida vai proporcionar um momento de vasto conhecimento para nossos associados que prestigiarão o evento”, disse Silveira.
Wálter Fanganiello é uma referência nos estudos sobre a criminalidade transnacional, no Brasil. Ele estuda temas que vão desde a espionagem à guerra às drogas - e o que pode estar por trás dela. Possui textos publicados na Folha de São Paulo, no Correio Braziliense e na Terra Magazine.
O palestrante é ainda professor-visitante da Universidade de Georgetown (Washington-EUA), colaborador da revista italiana Narco-Mafie, Conselheiro da Associação Brasileira dos Constitucionalistas - Instituto Pimenta Bueno da Universidade de São Paulo (USP) e titular da cadeira 28 da Academia Paulista de História. Já recebeu do presidente italiano Oscar Scalfaro a comenda de cavaleiro da República pela luta antimáfia, com risco pessoal.

Fonte: www.psonlinebr.com