01/08/2006
Magistrados utilizarão filmes para conscientizar eleitores
[ 31/07 - 17h00m ]
Fonte: AMPB
Em reunião realizada, nesta segunda-feira (31), na sede da OAB-PB (Ordem dos Advogados do Brasil seccional Paraíba), o presidente da Associação dos Magistrados da Paraíba, juiz Marcos Salles, discutiu, com lideranças de diversas entidades, meios de propagar entre a sociedade paraibana a importância do voto consciente. Ficou acertado entre os presentes que os filmes da Operação Eleições Limpas, idealizada pela AMB (Associação dos Magistrados Brasileiros), serão utilizados para a divulgação da Campanha de Combate à Corrupção Eleitoral que será lançada em toda a Paraíba, em virtude das eleições de outubro deste ano.
Salles aproveitou a oportunidade para apresentar os vt´s idealizados pela Assessoria de Comunicação da AMB, além de distribuir as cartilhas Eleições Limpas, com regras para o cidadão fiscalizar as campanhas eleitorais. Os instrumentos apresentados por Salles foram elogiados pelos presentes. Os integrantes do FOCCO (Fórum de Combate à Corrupção) decidiram, então, utilizar o material na empreitada a ser deflagrada ainda este mês de agosto nos meios de comunicação do Estado.
Como ponto de partida, nesta terça-feira, dia 1º, começa a funcionar o número que irá receber denúncias de irregularidades nas campanhas dos candidatos que disputam cargos nas próximas eleições. Através do número 0300-2100010 a população poderá denunciar qualquer irregularidade cometida durante o período de campanha como compra de votos, distribuições de brindes, distribuição de cesta básica e outras proibições feitas pelo TRE. que o disque-denúncia funcionará no período das 9h às 18h, ininterruptamente. Além disso, a população também poderá fazer denúncias através do e-mail denuncia@prpb.mtf.gov.br.
Representantes da AMPB, OAB-PB, FOCCO, Ministério Público, APMP (Associação Paraibana do Ministério Público), Arquidiocese da Paraíba, Igrejas Evangélicas, Rotary Clube, UFPB, Comissões de Direitos Humanos entre outras, se unem para enfrentar o desafio de resgatar a sociedade, que se encontra apática diante dos escândalos da política do país. Cada representante se comprometeu em estudar meios de levar a reflexão de cada cidadão, conscientizando para que haja uma reação racional e planejada ao atual cenário político nacional.
Para José Mário Porto Júnior, presidente da OAB-PB, é preciso conscientizar a população de que voto não preço, tem conseqüência. Marcos Salles, presidente da AMPB, completou: o pleito deve ser transparente, devemos motivar a cidadania para se ter um juízo crítico de valor. Salles reiterou mais uma vez o interesse da magistratura paraibana em tornar pleito 2006, não só na Paraíba, mas em todo o país, o mais transparente e justo possível.