05/11/2008
09:23 | 05.11.2008
Associação dos Magistrados lança campanha de adoção em João Pessoa
A Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB) e a Associação dos Magistrados da Paraíba (AMPB) lançam nesta quinta-feira, (6), às 10h, no auditório da OAB, a segunda etapa da campanha Mude um Destino em favor da adoção consciente. O objetivo é chamar a atenção para a necessidade de os processos de adoção serem realizados por meio do Poder Judiciário.
Estarão presentes no lançamento o coordenador da campanha Mude Um Destino, juiz Francisco Oliveira Neto e o presidente da AMPB, juiz Antônio Silveira Neto.
Queremos mostrar as conseqüências negativas para quem não respeita as normas legais relacionadas à adoção, afirma Valadares Pires. O coordenador da Mude um Destino, juiz Francisco Oliveira Neto, destaca: Práticas como adoções ilegais, filhos de criação, devoluções e comércio de crianças devem ser banidas da sociedade.
Para esclarecer sobre o processo de adoção, a AMB lança duas cartilhas explicativas. A primeira está direcionada aos profissionais de saúde e tem por objetivo responder a indagações como O que fazer quando uma gestante quer entregar o filho para adoção?. A segunda, intitulada Adoção Passo a Passo, oferece em linguagem simples informações necessárias para auxiliar às pessoas que pretendem adotar.
Percepção da população brasileira sobre a adoção é a pesquisa encomendada pela AMB à Opinião Consultoria para traçar o panorama do pensamento dos brasileiros sobre o tema. De caráter inédito, foi realizada em todos os estados da Federação. O universo de entrevistados é de 1.562 pessoas. Entre outros dados, a pesquisa mostra que, no Brasil, 57,9% da população acreditam que a melhor maneira de ajudar a mudar a realidade das crianças e adolescentes que vivem nos abrigos é por meio da adoção.
Dessas, 15,5% adotariam uma criança. A maioria (42,3%) optaria por ajuda financeira, enquanto 34,8% não estariam dispostos a ajudar. A preferência é por menina (27%), índice quase três vezes maior que por meninos (9,5%), com até seis meses de vida.
A campanha Mude um Destino foi lançada nacionalmente pela AMB em março de 2007. A primeira etapa teve por objetivo alertar sobre a situação das 80 mil crianças e adolescentes que vivem em abrigos. São meninos e meninas vítimas do descaso, da negligência, do abandono e da violência.