As disputas judiciais envolvendo o Treze, o Rio Branco e a CBF, que têm como foco principal o Campeonato Brasileiro da Série C, ultrapassaram as esferas desportivas. Na última sexta-feira, o senador Aníbal Diniz (PT-AC) emitiu, através de seu site oficial, uma nota em que faz duras criticas às decisões tomadas pela juíza Ritaura Rodrigues Santana, que colocou o Treze no lugar do time do Acre na competição nacional. Num dos momentos mais duros, o senador chama a magistrada de “torcedora fanática e desonesta” e "comparsa" do clube paraibano. A publicação, contudo, não ficou sem resposta. Nesta segunda-feira, a Associação dos Magistrados da Paraíba (AMPB) decidiu bater de frente com o parlamentar acriano.
A nota vai além ao garantir que a juíza Ritaura nunca teria ido à um estádio de futebol e também não teria preferência por clube algum. Segundo a entidade, Ritaura goza de muito respeito no meio forense.
Ritaura Rodrigues Santana foi responsável pela decisão liminar que garantiu ao Treze o direito de participar do Brasileirão da terceira divisão, justamente na vaga que antes era ocupada pelo time acriano. O departamento jurídico alvinegro entrou com o pedido na Justiça Comum só depois que o Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) indeferiu o pedido feito pelo clube paraibano para disputar a competição nacional.
A decisão judicial foi atendida pela CBF, que incluiu o Galo na disputa e, até agora, vem deixando o Rio Branco de fora.
Apesar das disputas, jogos da Série C continuam sendo realizados
Em meio a novos desdobramentos no andamento do caso, o Treze já realizou duas partidas na Série C (e colecionou duas derrotas, contra Salgueiro-PE e Icasa-CE). Já o time do Acre, não chegou a estrear no Campeonato e, na última semana, foi retirado da tabela da competição pela própria CBF.
Neste final de semana, após a derrubada pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ) de uma das liminares conseguidas pelo Treze, o elenco do Rio Branco chegou até a viajar para a cidade de Juazeiro do Norte, interior do Ceará, na expectativa de que fosse entrar em campo para enfrentar o Icasa. Contudo, foi o Treze quem acabou jogando.
Apesar dos jogos estarem sendo realizados normalmente, o presidente da Federação Pernambucana de Futebol (FPF), Evandro Carvalho, chegou a dar entrevistas dizendo que esta semana o Treze será excluído da Série C e, em sua vaga, o Rio Branco retornará à disputa.
Evandro disse também que a CBF deve punir o Galo, bem como o Brasil de Pelotas, por conta das ações que os clubes moveram na Justiça Comum. Até agora, a CBF não se pronunciou sobre novas decisões envolvendo os clubes da Série C.