A corrida surgiu na vida dos magistrados pernambucanos Sérgio e Valdereyes Oliveira, em 2005, para combater a depressão. O motivo foi o falecimento da filha Bruna, quando a garota tinha nove anos. Para aliviar o sofrimento, o esporte virou um santo remédio. Eles participaram de mais de 100 corridas de rua, fora as meias maratonas do Rio de Janeiro, Fernando de Noronha e Volta da Pampulha. As internacionais também fazem parte do roteiro. Entre elas, estão as meias maratonas de Paris e Buenos Aires e as maratonas em Los Angeles, Santiago do Chile e Alemanha, onde já correram 42 km.
Esta será a primeira vez que Sérgio e Valdereyes vão participar dos VII Jogos Nacionais da Magistratura, evento marcado para ocorrer entre os dias 29 de abril e 3 de maio de 2015. O casal já garantiu a vaga na modalidade atletismo. “Sempre participo dos jogos da Amepe (Associação de Magistrados do Estado de Pernambuco) porque, além de gostar de esportes, aproveito para ter um momento descontraído com os colegas e suas famílias. Vejo de forma saudável e amistosa a competição na qual os atletas tentam na verdade superar os seus próprios limites”, diz a juíza.
Quando está se preparando para uma maratona, Sérgio conta que chega a correr 65 km por semana. Para a sua estreia nos jogos da AMB, ele espera que “o evento sirva para incutir na mente das pessoas que, muito além de uma competição, a prática de esporte proporciona aos participantes resultados maravilhosos, como bem-estar, disposição, superação e saúde”, afirma.
Analucia Paiva, juíza aposentada do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul (TJRS), já recebeu, em média, cinco medalhas na modalidade natação nas edições dos jogos nacionais que aconteceram em São Paulo, Maceió e Foz do Iguaçu. Costuma nadar 50, 100 e 200 metros, sempre de duas a três vezes por semana. “Quero novamente trazer mais medalhas. É muito interessante reunir juízes, família e uma excelente oportunidade de encontrar colegas de todo o Brasil”.
Magistrado há 22 anos, Emanuel Bonfim esteve em quatro edições dos jogos. Foi campeão Norte e Nordeste de xadrez. Para o evento do ano que vem, garantiu a presença nas modalidades xadrez, sinuca, atletismo e tiro esportivo. Ele garante que já está se preparando. “Procuro sempre praticar como uma forma de lazer e manter treinando para os torneios e campeonatos. O esporte é um excelente meio de interação e congraçamento entre as pessoas. Uma oportunidade de fazermos novos amigos, revermos antigos companheiros, além de fazer bem para a mente e o corpo”, explica.
As inscrições para os VII Jogos Nacionais da Magistratura já estão abertas. Os interessados poderão competir em 13 modalidades: atletismo, basquete, futevôlei, futsal, natação, pebolim, corrida rústica de 5 e 10 mil metros, sinuca, tênis de mesa, tiro, vôlei de praia (duplas), vôlei de quadra e xadrez.
“João Pessoa tem todas as condições exigidas para sediar os jogos, inclusive, se destaca no quesito turismo. Sem dúvida, será um grande evento que cumprirá seus objetivos, além das disputas esportivas, a confraternização, o investimento na saúde do magistrado e a participação da família”, explica o diretor de Esportes da AMB, José Flores.
A inscrição é de graça e pode ser feita no site www.amb.com.br. A organização espera público de 700 participantes. Não perca!