O presidente da AMPB, juiz Gilberto Rodrigues, participou, neste dia 9 de fevereiro, de importante atividade desenvolvida pelo Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba, que reuniu juízes(as) e servidores(as) de 22 Zonas Eleitorais do Sertão para debaterem o orçamento de 2027 do TRE-PB. A primeira reunião para definir o plano de execução ocorreu na cidade de Cajazeiras.
Para o representante da magistratura paraibana, o princípio da eficiência exige planejamento, inclusive em matérias orçamentária e financeira. “Sendo assim, o TRE-PB está no caminho certo para prestar um serviço judicial cada vez melhor à sociedade paraibana”, avaliou Gilberto Rodrigues.
Com o objetivo maior de possibilitar a participação de quem atua no 1º Grau de Jurisdição, os participantes esclareceram demandas necessárias em suas Zonas Eleitorais, possibilitando uma construção conjunta do orçamento do ano que vem.
Para o juiz gestor do projeto, Philippe Vilar, construir o orçamento com quem será diretamente impactado por ele é o principal benefício. “As demandas que forem colhidas hoje impactarão diretamente na qualidade dos trabalhos de todos no futuro”.
A cada ponto elencado, o desembargador Oswaldo Trigueiro interagiu diretamente com juízes(as) e chefes de cartório. Antes de finalizar a reunião, o presidente do TRE paraibano apresentou o ranking das prioridades de nível “médio/alto” elencadas pelos participantes após o preenchimento dos formulários técnicos. A segurança cartorária liderou as preocupações com 89,2% das menções, seguida de perto por projetos de construção, reforma e ampliação (83,8%). O mobiliário ocupou a terceira posição (70,2%), enquanto informática (54%) e serviços de limpeza (45,9%) completaram a lista de eixos estratégicos para o orçamento de 2027.
No campo das capacitações, os servidores e magistrados do Sertão definiram uma ordem clara para os investimentos: o registro de candidaturas foi apontado como o tema mais urgente, seguido pela propaganda eleitoral, prestação de contas e atendimento ao público.
Os dados colhidos servirão de base para a consolidação do plano orçamentário que será finalizado em maio.
Integrantes da diretoria da AMPB, os juízes Gilberto de Medeiros Rodrigues, presidente, Jeremias de Cássio Carneiro de Melo, 2º vice-presidente da AMPB e assessor da presidência do TRE-PB, Philippe Guimarães Padilha Vilar, secretário-geral da AMPB e gestor do projeto estratégico Novo Modelo Orçamentário do TRE-PB, e Kleyber Thiago Trovão Eulálio, secretário adjunto da AMPB e juiz eleitoral da 37ª Zona Eleitoral, também estavam presentes.