“Estamos aqui para reforçar que o movimento associativo segue na busca por soluções estruturais no Poder Judiciário e pelo aprimoramento da prestação jurisdicional. Nosso objetivo é caminharmos juntos com a administração do Tribunal de Justiça na busca de um Judiciário melhor, a partir da reestruturação que ainda se faz necessária”, declarou o presidente da Associação dos Magistrados da Paraíba, juiz Alexandre Trineto, durante reunião, realizada na manhã deste dia 24 de fevereiro, com o desembargador Fred Coutinho, presidente do TJPB.
“Receber a diretoria da AMPB demonstra que queremos manter esse diálogo franco e aberto com todos. Hoje a Associação nos trouxe as propostas da magistratura, algumas que já até tramitam aqui no Tribunal, e vamos avaliar, buscando atender as demandas possíveis”, afirmou o presidente do TJPB. “Aproveito a oportunidade para parabenizar o presidente da AMPB que temos hoje, uma pessoa ponderada e sensata”, pontuou o des. Fred Coutinho.
Os representantes associativos apresentaram um levantamento dos requerimentos da magistratura, além de questões relevantes para os juízes. O juiz Renato Levi Dantas Jales, secretário adjunto da AMPB, enfatizou a desigualdade no 1º Grau de jurisdição, exemplificando a situação das unidades do sertão do estado, que necessitam de atenção, sobretudo pelo alto volume de processos. “Nós estamos empenhados e dedicados para que juntos, dentro da nossa esfera de colaboração, também possamos contribuir para o êxito de sua gestão. Vemos aqui que o senhor conseguiu reunir um time competente de assessores, que será capaz realmente de dar respostas que o jurisdicionado e nós magistrados esperamos”, disse Renato Levi ao desembargador Fred.
O juiz auxiliar da presidência, Leonardo Paiva, participou da reunião e reconheceu a importância da colaboração da AMPB para a administração do Tribunal: “precisamos de muito trabalho para implementar ideias que aqui estão sendo discutidas e a atuação associativa se faz muito importante nessa dinâmica, nessa luta pela construção de uma realidade diferente, seja através da coleta, da escuta, junto aos juízes, ou até mesmo da articulação política, junto à Assembleia Legislativa”, declarou o magistrado.
Por fim, o presidente da AMPB agradeceu a atenção do presidente do TJPB, afirmando que “a boa vontade que Vossa Excelência tem demonstrado nos dá segurança para seguir em frente, discutindo projetos e projetando sempre um futuro melhor”, concluiu Alexandre Trineto.
Também estavam presentes o vice-presidente do TJPB, desembargador João Batista Barbosa, o desembargador Horácio Melo (ex-presidente da AMPB), e a juíza auxiliar da presidência Maria Aparecida Sarmento (ex-presidente da AMPB). Pela diretoria da AMPB estavam a juíza Graziela Queiroga Gadelha de Sousa (1ª vice-presidente), o juiz Jeremias de Cássio Carneiro de Melo (2º vice-presidente), a juíza Barbara Bortoluzzi Emmerich (3ª vice-presidente), o juiz Gilberto de Medeiros Rodrigues (secretário geral) e o juiz Philippe Guimarães Padilha Vilar (tesoureiro adjunto).