img

01/02/2022

A Associação dos Magistrados da Paraíba vem a público apresentar seu sentimento de pesar pelo falecimento da juíza aposentada Ana Maria Fortes Schramm, ocorrido na noite deste dia 31 de janeiro, na cidade de São Leopoldo, Rio Grande do Sul, cidade onde o corpo será cremado neste dia 1 de fevereiro.

Nascida em dezembro de 1954, a magistrada era natural de Cachoeira do Sul (RS). Ela começou sua carreira profissional como professora da rede municipal, em sua terra natal. Em 1996, foi nomeada juíza substituta do Estado da Paraíba, após aprovação no concurso público para o ingresso na magistratura.

Ela exerceu jurisdição nas Comarcas de Campina Grande, Monteiro, São João do Cariri, Sumé e Serra Branca. No dia 2 de abril de 2001, o TJPB a aposentou por invalidez, em decorrência de acidente automobilístico, quando estava a caminho da Comarca de Serra Branca para reuniões com prefeitos da região.

Como reconhecimento de sua atuação de destaque no Poder Judiciário paraibano, em setembro de 2020, o Pleno do Tribunal de Justiça da Paraíba aprovou, por unanimidade, à concessão de Medalha da Ordem do Mérito Judiciário do Estado da Paraíba, na Categoria de Distinção (em Prata), à juíza Ana Maria Fortes Schramm. A sessão, por videoconferência, foi conduzida pelo desembargador Márcio Murilo da Cunha Ramos, presidente do Judiciário estadual à época, proponente da medalha.

Com base na Resolução nº 15/2006 do TJPB, a concessão da medalha, na Categoria de Distinção, destina-se às pessoas que tenham se dedicado ao estudo do Direito ou prestado relevantes serviços ao Poder Judiciário da Paraíba e, também, à Justiça brasileira. No TJPB, são três categorias da Ordem do Mérito do Judiciário da Paraíba: de Alta Distinção, em ouro; de Distinção, em prata; e de Bons Serviços, em bronze.

 

Siga a AMPB nas redes sociais:

Instagram: @ampb_magistradospb
Facebook: @magistradospb
Youtube: AMPB no Youtube

Assessora de Imprensa - Jaqueline Medeiros