img

01/04/2025

O presidente da Associação dos Magistrados da Paraíba, juiz Alexandre Trineto, acompanhou as posses do desembargador Oswaldo Trigueiro do Valle Filho como presidente e do desembargador Márcio Murilo da Cunha Ramos como vice-presidente e corregedor do Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba para o biênio 2025/2026. A solenidade ocorreu neste dia 31 de março, na sala de sessões da sede do TRE-PB.

Em seu discurso, o des. Oswaldo Trigueiro registrou que este é o início desafiador de um novo ciclo. "Aqui não é só uma casa de decisões jurídico-eleitorais. É a casa daqueles que guardam bem de perto o instituto da democracia e, com ela, os atributos de liberdade, a ideia sempre diversa de igualdade e o exercício livre e coletivo", declarou.

O magistrado registrou a excelência do sistema eleitoral, a integridade das urnas e a segurança cibernética, mas pontuou o que chamou de "paradoxos desafiadores", como o necessário investimento em ferramentas que facilitem e agilizem o atendimento ao eleitor, no ambiente da tecnologia, dando exemplos de aplicativos e desenvolvimentos de IA's.

O desembargador ainda citou as estruturas físicas das nossas Zonas Eleitorais. "O ideal seria um bom plano de obras - gradativo, enxuto e continuado - de modelo básico construtivo e de perfil funcional. Diria um modelo padrão, a exemplo do que temos em Araruna, Boqueirão e Catolé do Rocha: três sedes próprias e eficientes", exemplificou.

O desembargador Oswaldo Trigueiro falou para uma plateia repleta de representantes dos Poderes Judiciário, Executivo e Legislativo.

Durante a solenidade, o novo presidente do TRE-PB assinou um termo de cooperação com o Tribunal de Justiça da Paraíba, visando à disseminação da Justiça Restaurativa no âmbito da Justiça Eleitoral. "Teremos a Justiça Restaurativa ou movimentos restaurativos a partir do trabalho de excelência do Tribunal de Justiça do Estado. Nós temos lá um núcleo de Justiça Restaurativa, que tem um trabalho invejável, e vamos trazer essa experiência para o TRE. Não só para a sede do Tribunal, mas também para as zonas eleitorais, porque esse é um projeto que prestigia o que eu mais acho importante, que é a humanização do ambiente de justiça. E é nesse sentido que a gente vai trazer essa parceria com o desembargador Fred Coutinho. A parceria também reflete nossa preocupação com as eleições do próximo ano", destacou Oswaldo Trigueiro.
 
Siga a AMPB nas redes sociais:

Instagram: @ampb_magistradospb
Facebook: @magistradospb
Youtube: AMPB no Youtube

Assessora de Imprensa - Jaqueline Medeiros