img

28/10/2013

Os candidatos à presidência dos Conselhos Executivo e Fiscal da AMB apresentaram suas propostas para gestão da entidade no triênio 2014-2016. O debate compôs a programação do V Encontro Nacional de Juízes Estaduais (Enaje), em Florianópolis (SC), e foi realizado no último dia 26 de outubro.

A discussão foi mediada pelo jornalista Moacir Pereira e contou com a participação dos candidatos João Ricardo dos Santos Costa (Chapa 1), pela chapa Unidade e Valorização, e Roberto Portugal Bacellar (Chapa 2), representando a chapa AMB para os Magistrados Justiça para o Brasil.

O debate foi dividido em quatro blocos, conforme as regras estabelecidas previamente pela Comissão Eleitoral da AMB. A discussão foi aberta com a apresentação do candidato da chapa "AMB para os Magistrados Justiça para o Brasil" que, por 15 minutos, expôs suas propostas.

Na sequência, o candidato da chapa "Unidade e Valorização" apresentou seu projeto, também por 15 minutos. A ordem das apresentações foi definida por sorteio.

No segundo bloco, os magistrados responderam as indagações dirigidas pela plateia. Também por meio de sorteio, foi estabelecido que a questão inicial seria respondida pelo candidato João Ricardo. Na sequência, a pergunta foi deferida ao candidato Roberto Bacellar. Nesta fase, foram dirigidas três indagações para cada magistrado, que teve três minutos para respondê-las.

Na terceira rodada os concorrentes trocaram perguntas entre si, sendo duas para cada candidato. Os magistrados tiveram um minuto para fazer as indagações e três minutos para responder. No último bloco, cada candidato teve a possibilidade de apresentar suas considerações, por dez minutos, cada concorrente.

De acordo com o candidato da chapa 1 Unidade e Valorização, se eleito "a primeira coisa que vamos fazer é registrar o critério original de votação no Conselho de Representantes resgatando a democracia e a representação da magistratura nacional dentro da AMB, além de firmar o compromisso de resgatar a transparência da entidade. Imediatamente pretendemos fazer uma reunião do Conselho Executivo para montar uma estratégia pela luta das Diretas Já no Congresso Nacional já no primeiro dia do ano legislativo", disse João Ricardo.

Segundo o candidato da chapa 2 AMB para os Magistrados Justiça para o Brasil, se vencer "evoluiremos na defesa dos magistrados em todos os sentidos. O magistrado tem direito ao Adicional por Tempo de Serviço, a valorização das suas prerrogativas, nos seus Direitos e nas suas garantias. E depois, um grande projeto para resgatar a legitimação social da magistratura perante a sociedade", afirmou Bacellar.

As eleições serão realizadas entre os dias 20 e 23 de novembro e definirá a composição da nova mesa diretora da entidade.

Poderão participar das eleições todos os magistrados associados que estiverem em dia com as suas obrigações e contribuições sociais, pessoalmente, por carta ou pela internet.

Para votar por meio de cédula, que já está sendo enviada às residências dos eleitores, será necessário marcar um dos quadrados em branco ao lado de cada chapa, colocá-la na sobrecarta, e encaminhá-la via correios ou entregá-la na sede administrativa da AMPB até o dia 21 de novembro, para que o voto seja computado. Os magistrados poderão também depositar a cédula pessoalmente na urna, das 8h às 18h, nos dias 22 e 23, na sede administrativa da AMPB.

A Comissão Eleitoral do Estado da Paraíba para as Eleições da AMB é composta pelos juízes Sivanildo Torres Ferreira (presidente), José Bonifácio Lima Lobo e Maria Aparecida Sarmento Gadelha. A comissão foi formada com o fim de preparar, receber e apurar votos para as eleições da Associação dos Magistrados Brasileiros, nos dias 22 e 23 de novembro do corrente ano.

Votação pela internet

As eleições para a AMB ocorrerão ainda na forma online, nos dias 20 e 21 de novembro, desde que o associado tenha e-mail cadastrado na internet, por meio do qual a Secretaria da AMB enviará informações sobre o login e a senha exclusiva para o exercício do voto pela internet. A votação será iniciada às 8h do dia 20 e será encerrada às 20h do dia 21, no site da AMB -www.amb.com.br - clicando no link "Vote Aqui", que desviará a conexão para o site do TRE/DF.

No site do TRE/DF, o eleitor deverá inserir seu login e a sua senha - que será encaminhada para o e-mail cadastrado do magistrado associado - e escolher uma das chapas apresentadas e confirmar.

No caso de extravio do login e senha, o eleitor poderá obtê-los até o encerramento da votação pela internet, mediante acesso ao site da AMB, seguindo orientação do programa de informática. Para mais informações, acesse o regulamento.

 

FONTE: com informações da AMB

 

 

Siga a AMPB nas redes sociais:

Instagram: @ampb_magistradospb
Facebook: @magistradospb
Youtube: AMPB no Youtube

Assessora de Imprensa - Jaqueline Medeiros