img

27/10/2013

As atividades finais do V Encontro Nacional da Justiça Estadual (Enaje) marcaram a tarde deste sábado (26 de outubro), em Florianópolis (SC), com a aprovação da Carta da Justiça Estadual lida pelo Coordenador do V Enaje e da Justiça Estadual da AMB, Walter Pereira de Souza.

A mesa foi liderada pelo presidente da AMB, Nelson Calandra, acompanhado do secretário-geral da Associação, Thiago Massad, e do coordenador do evento, Walter Pereira, além do presidente da Associação Nacional dos Magistrados Estaduais (Anamages), Antonio Sbano; do presidente do Tribunal de Justiça do Paraná (TJPR), Guilherme Gomes; do ex-presidente da AMB, Milton Martins; do desembargador do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM) Yedo Simões; do presidente eleito da União Internacional de Juízes de Língua Portuguesa (UIJLP), Nuno Coêlho; e do ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ) Marco Aurélio Buzzi.

Walter Pereira ponderou sobre a quantidade de temas discutidos. "Seria impossível a magistratura brasileira discutir em três meses tantas necessidades, quem dirá em três dias. Nesses dias, discutimos alguns problemas da magistratura estadual brasileira, mas nos concentramos em seu maior e melhor projeto de sucesso, Diretas Já no Poder Judiciário. Agradeço ao presidente Calandra por tudo que fez que proporcionou, pela pessoa que fundamentalmente construiu ao longo dessa gestão".

Para o coordenador da Justiça Estadual, o V Enaje foi um momento ímpar para a magistratura. "Foi um período excelente em que inúmeros assuntos da magistratura estadual e brasileira foram debatidos. Incluindo, ainda, que nós temos muito a trabalhar e a produzir, tanto no Judiciário, nos Tribunais, quanto na forma da prestação jurisdicional. O resultado final do encontro, entre tantas pendências junto ao Congresso Nacional, é a reafirmação de que a eleição direta nos Tribunais é uma medida de fundamental importância para alcançarmos a melhoria na gestão interna do poder e consequentemente produzir melhores resultados ao cidadão brasileiro".

Segundo o presidente da AMB, Nelson Calandra, a Carta da Justiça Estadual tem um significado muito importante. "O documento de encerramento do Enaje, aponta para a democratização da gestão dos nossos Tribunais. Eu fico feliz por constatar que conseguimos encerrar um evento tão grandioso e complexo, sem nenhum incidente grave. Foi maravilhoso tudo que foi feito aqui", afirmou.

Para o presidente da Associação dos Magistrados Catarinenses (AMC), Sérgio Luiz Junkes, entre tantos pontos positivos, o V Enaje foi excelente pela grande adesão de magistrados. "Pelo nível dos debates e pela temática tenho a certeza de que o V Enaje foi importante para o aprimoramento dos magistrados e, sem dúvida, para a sociedade".

Senado assegura 4,06% de reposição salarial

"Trago hoje uma notícia maravilhosa para a magistratura brasileira. Dentre 1.800 emendas apresentadas ao Orçamento da União, apenas uma foi aprovada: aquela que através do Senador Edson Lobão Filho apresentamos no Senado Federal a que assegura recursos de 4,06% de reposição relativos a esse ano. Tivemos muitos momentos importantes. Muito teria para falar, mas ainda haverá tempo. Depois do debate entre os dois candidatos à sucessão da presidência da AMB, na noite de hoje e a na festa de encerramento deste evento", prevê Calandra.

Antes de encerrar a cerimônia, Calandra saudou os candidatos à sucessão da presidência da AMB, João Ricardo (Chapa 1) e Roberto Bacellar (Chapa 2). "Fico feliz ao ver dois colegas tão queridos concorrendo a uma cadeira de sacrifício, de luta pela magistratura e pelo povo brasileiro".

Clique aqui e confira a íntegra da Carta da Justiça Estadual.

 


FONTE: AMB

 

Siga a AMPB nas redes sociais:

Instagram: @ampb_magistradospb
Facebook: @magistradospb
Youtube: AMPB no Youtube

Assessora de Imprensa - Jaqueline Medeiros