Dando continuidade à formação e aperfeiçoamento de juízes do Poder Judiciário estadual, a Escola Superior da Magistratura (Esma) promoverá, ainda este ano, o curso de ‘Práticas Administrativas para o Magistrado Gestor’. O evento é destinado aos magistrados que atuam nas comarcas de João Pessoa, Campina Grande e Patos. A programação foi definida durante reunião, no dia 11 de setembro, na sede da Instituição de Ensino.
O curso busca capacitar o magistrado gestor em práticas administrativas, de gestão de pessoas e financeiras, visando à aplicação do conteúdo teórico-prático em sua unidade de trabalho (Fórum, Comarca ou Cartório), com vistas ao alcance de metas de forma eficiente.
Segundo a juíza coordenadora do curso, Agamenilde Arruda Dantas, os magistrados, independente de sua área de atuação, no cotidiano deparam-se com situações administrativas, as quais requerem desses gestores um conhecimento específico e as habilidades administrativas, de gestão de pessoas e gestão financeira, que não fazem parte de sua formação principal.
“A ausência desses conhecimentos específicos em controles administrativos e ferramentas gerenciais, negociação e controle de conflito entre pessoas de sua equipe de trabalho, além de elementos básicos de orçamento e finanças públicas, podem comprometer a gestão de sua unidade e consequentemente impactar no desempenho do tribunal ao qual o magistrado gestor pertence”, destacou Agamenilde.
O curso oferece 30 vagas com carga horária de 40 horas/aulas. Na unidade judicial de João Pessoa, as aulas ocorrerão nos dias 1º, 2, 15 e 16 de outubro. Em Campina Grande, nos dias 5, 6, 12 e 13 de novembro. Já na comarca de Patos, as aulas serão ministradas nas datas 19 e 20 de novembro e 3 e 4 de dezembro.
Participaram da reunião o diretor-adjunto da Esma, juiz Ricardo Vital de Almeida, os professores Ana Lúcia Carvalho de Souza, da Universidade Estadual da Paraíba, Arturo Rodrigues Felinto, da Universidade Federal da Paraíba, e Gláucio Xavier, auditor do Tribunal de Contas do Estado, além do secretário da Instituição, Carlos Eduardo Mendonça, do gerente Administrativo e Financeiro, Einstein Roosevelt Leite, e da gerente Acadêmica, Fátima Pessoa.