img

24/02/2016

O Conselho Consultivo da Escola Superior da Magistratura (Esma) aprovou, por unanimidade, a criação da Medalha do Mérito Acadêmico ‘Desembargador Simeão Fernandes Cardoso Cananéa’. A honraria foi instituída pelos membros do Conselho, através de resolução nº 01/2016, na última sexta-feira (20 de fevereiro).
 
Ao propor a criação da medalha, a desembargadora Maria das Garças Morais Guedes, diretora da Esma, ressaltou que o desembargador Simeão Cananéa foi um dos maiores expoentes da magistratura paraibana, em todos os seus tempos.
 
“Essa é a primeira medalha instituída pela Esma em seus 32 anos de funcionamento e o nome do desembargador Cananéa enaltecerá essa condecoração. O desembargador Cananéa sempre foi um homem bom, simples, humano, amigo, solidário, prestativo e que foi responsável por grandes realizações em prol da Justiça da Paraíba”, disse a diretora Graça.
 
Do mesmo modo, o desembargador Saulo Henriques de Sá e Benevides, ex-diretor da Esma e membro do Conselho Consultivo, afirmou a importância da criação da medalha, ao tempo em que assegurou ser mais do que justa a honraria.
 
“É uma justa homenagem ao magistrado que ao longo de sua vida sempre se comportou com competência, dignidade e honradez. O desembargador Cananéa merece a homenagem, pois sempre foi muito querido, além de ter sido um dos ícones do Poder Judiciário estadual”, disse o desembargador Saulo Benevides.
 
Já o diretor adjunto da Esma, juiz Ricardo Vital de Almeida, ressaltou que “o desembargador Simeão Cananéa foi um magistrado para além do seu tempo; uma das maiores e mais qualificadas verticalidades da Justiça brasileira. Autêntica indissociabilidade entre o homem-ser e função”.
 
Conforme a resolução, a condecoração será deferida ao agraciado em virtude dos relevantes serviços prestados à instituição de ensino, braço acadêmico do Tribunal de Justiça do Estado.
 
Também votaram a favor da criação da medalha os magistrados Marcos Sales, Fábio José de Oliveira, Kéops de Vasconcelos, Antônio Silveira, Maria Aparecida Gadelha, Silmary Vita e Renata da Câmara Pires, todos integrantes do Conselho Consultivo da Esma.
 
Homenageado – O desembargador Simeão Cananéa foi presidente do Tribunal de Justiça da Paraíba no biênio 1973/1974 e chegou a presidir o Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB) por duas vezes, além de dirigir a Associação dos Magistrados por várias gestões.
 
Siga a AMPB nas redes sociais:

Instagram: @ampb_magistradospb
Facebook: @magistradospb
Youtube: AMPB no Youtube

Assessora de Imprensa - Jaqueline Medeiros