img

15/08/2016

O juiz Gervásio Santos deu demonstração de grande prestígio e força política no âmbito da magistratura nacional, durante o lançamento de sua candidatura à Presidência da Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB), no último dia 8 de agosto, no Hotel Kubistchek Plaza, em Brasília. O evento contou com mais de uma centena de magistrados, pontuando ministros, presidentes de tribunais, desembargadores, lideranças associativas e várias figuras de proa da Magistratura nacional.
 
Indicado candidato a presidente da AMB por líderes de 20 associações estaduais, dentre as 27 existentes, Gervásio Santos foi calorosamente aplaudido em seu discurso. Ele iniciou com breve reflexão sobre a sua primeira disputa para a AMB, em 2010, que avalia como uma grande vitória, pela oportunidade que teve de percorrer todo o pais e conhecer a realidade de inúmeros fóruns, trocando experiências e fortalecendo os laços de amizade com magistrados de todos os estados.
 
“Ao ser indicado candidato a presidente da AMB, resolvi aceitar o convite e continuar na luta porque compreendo e tenho absoluta certeza que muito ainda tenho a contribuir com a Magistratura, com o movimento associativo e a evolução do Judiciário”, afirmou.
 
Gervásio destacou as principais propostas da chapa 'De Magistrado Para Magistrado - construindo uma só voz' e afirmou que saberá honrar a confiança que cada um dos colegas magistrados deposita nele e que, juntos, vencerão a eleição porque não atua sozinho, e sim em grupo. “Não é a pessoa do Gervásio que vai ganhar a eleição, mas esse grupo da qual tenha a honra de participar”.
 
Palavras como unidade e fortalecimento da Magistratura deram a tônica do discurso de Gervásio, que disse ser possível superar as dificuldades se os magistrados estiverem agregados e sintonizados em uma só voz. Ele propõe uma gestão em que todos os magistrado de qualquer estado do Brasil, seja do norte, sul, nordeste, centrooeste ou sudeste, sintam-se parte da AMB. Garantiu que a AMB estará atuando na defesa de qualquer magistrado associado, indistintamente.
 
"Precisamos construir uma única só voz e isso significa considerar a nossa pluralidade. Somos magistrados do norte e do sul e não deve haver entre nós nenhum tipo de preconceito. Não podemos ter discurso separatista. Somos todos magistrados”, enfatizou.
 
Em seu discurso, Gervásio também destacou o trabalho do atual presidente João Ricardo Costa, cuja atuação associativa conseguiu resgatar o respeito e a credibilidade da AMB, e afirmou a convicção de que o trabalho deve continuar. “Nós não podemos retroceder. É o compromisso que precisamos assumir. As bases foram plantadas, basta continuarmos a avançar”.
 
Manifestações de apoio
 
Durante a solenidade, vários apoiadores se manifestaram, destacando a importância da AMB ter um presidente com as qualidades e a envergadura moral de Gervásio Santos.
 
O ministro Reynaldo Soares da Fonseca (STJ) enfatizou as qualidades de Gervásio em sua trajetória pessoal, enaltecendo as virtudes que sempre o destacaram desde estudante bem conceituado, juiz produtivo e líder associativo comprometido com os avanços da magistratura.
 
“O momento não é de desesperança, mas de reconstrução. A magistratura nunca teve tamanho reconhecimento junto à sociedade. Não somos mais juízes de Berlim, mas juízes do Brasil. Gervásio tem o meu apoio porque representa essa renovação”, disse Reynaldo Fonseca.
 
O ex-presidente da AMB, juiz Rodrigo Collaço (RS), falou em nome de ex-presidentes da entidade e ressaltou a necessidade de renovação no associativismo para enfrentar os desafios da atualidade. Ele manifestou sua confiança no trabalho e na proposta de Gervásio Santos para a AMB.
 
O atual presidente da AMB, João Ricardo Costa, também usou a palavra afirmando ter a plena convicção de que Gervásio Santos é a melhor escolha para a AMB em razão do seu comprometimento histórico com as causas da Magistratura e de sua qualificação e liderança.
 
A solenidade contou com a presença de diversos presidentes de Associações Estaduais, dentre os quais Leonardo Trigueiro (PI), Cassio Borges (AM), Odson Cardoso (SC), Adriano Seduvim (PA), Cleofas Coelho (RN), Paulo Madeira (AP), Antônio Henrique Santos (SE), Freddy Pitta Lima (BA) Horácio Ferreira de Melo (PB), Antônio Araújo (CE) , Giordane Dourado (AC), Fatima Pirajá (AL), Gilberto Shaefer, presidente da Ajuris (RS) e José Carlos Kulzer, juiz trabalhista de Santa Catarina, presidente da Amatra 12.
 
Além dos presidentes de Associações , muitas liderança regionais agigantaram o evento, a exemplo do desembargador Pascarelli, presidente do TJAM, Renato Scussel, presidente da ABRAMINJE, Vera Deboni, vice-presidente da Ajuris (RS), desembargador Claudio Dell"Orto (RJ), Gil Guerra (PR).
 
Maranhão presente  
 
A Magistratura maranhense também marcou presença no evento com uma grande delegação composta por diretores da AMMA, além de amigos e magistrados apoiadores de Gervásio Santos. “Tenho a plena convicção de que Gervásio à frente da AMB fará uma gestão exitosa, a exemplo das que fez nos quatro mandatos exercidos com maestria na Associação dos Magistrados do Maranhão”, disse a juíza Marilse Medeiros.
 
Do Maranhão, compareceram ao evento em apoio à candidatura de Gervásio, os juízes Angelo Santos, Marilse Medeiros, Agenor Gomes, Nilo Ribeiro, Lavínia Coelho, Sebastião Bonfim, Alessandra Arcangelli, Conceição Mendonça, Carlos Veloso, o desembargador Fróz Sobrinho, o ministro Reynaldo Fonseca (STJ) e o deputado federal Rubens Pereira Júnior.
 
Siga a AMPB nas redes sociais:

Instagram: @ampb_magistradospb
Facebook: @magistradospb
Youtube: AMPB no Youtube

Assessora de Imprensa - Jaqueline Medeiros