img

16/10/2014

As magistradas Higyna Josita, Rita de Cássia Andrade e Conceição Marsicano receberão, nesta quinta-feira (16 de outubro), o Troféu Maria da Penha. O prêmio, que surgiu no ano 2000 e está em sua 4ª Edição, foi idealizado pela jornalista Messina Palmeira e tem por objetivo reconhecer o trabalho de pessoas que lutam pela dignidade da mulher vítima de violência doméstica. A entrega do Troféu ocorrerá em evento festivo, às 17h, na Marriage Recepções, em João Pessoa.
 
A magistrada Rita de Cássia Andrade, juíza da Vara da Violência Doméstica da capital, vem desenvolvendo imprescindível trabalho no que tange à divulgação da Lei Maria da Penha. A magistrada sai semanalmente de seu gabinete e se reúne, nos bairros da capital, com mulheres para orientá-las sobre modus preventivo e repressivo de agir no que tange à violência doméstica.
 
Já juíza Conceição Marsicano, da Comarca de Bayeux, se destaca pela solidariedade que presta à comunidade carente da cidade onde trabalha, com projetos de grande monta, como a construção de campo de futebol, juntamente com o jogador Hulk da Seleção Brasileira de futebol, que vem beneficiando os jovens em situação de vulnerabilidade, através da prática do esporte.
 
Por sua vez, Higyna Josita Simões de Almeida, juíza Auxiliar da Capital, também engajada em projetos sociais ao longo da carreira, tem se dedicado em estudar a fundo a questão do acesso à Justiça da mulher vítima de violência doméstica, tendo concluído mestrado na área, inclusive, com pesquisas relacionadas à forma de aplicação da Lei Maria da Penha, que mais beneficia a mulher vítima desse tipo de crime.
 
Como bem ressaltou a magistrada Higyna Josita, “criar um Troféu que leva o nome de Maria da Penha é não nos deixar esquecer da luta extraordinária dessa mulher que fez de sua causa pessoal uma bandeira em prol das mulheres vítimas de violência doméstica”.
 
Siga a AMPB nas redes sociais:

Instagram: @ampb_magistradospb
Facebook: @magistradospb
Youtube: AMPB no Youtube

Assessora de Imprensa - Jaqueline Medeiros