A Justiça Eleitoral da Paraíba, por meio da Comissão de Prevenção e Enfrentamento do Assédio Moral e do Assédio Sexual (CPEAMAS), realizará, entre os dias 15 e 18 de julho de 2025, uma campanha de conscientização e enfrentamento às práticas de assédio no ambiente institucional. A iniciativa visa fortalecer a cultura de respeito, acolhimento e construção de ambientes profissionais mais seguros e humanizados no âmbito da Justiça Eleitoral.
A programação contará com ações nas redes sociais institucionais, com publicações de notícias e vídeos já produzidos sobre o tema, além de dois eventos presenciais, que ocorrerão nos Fóruns Eleitorais de João Pessoa e de Campina Grande, com transmissão simultânea via plataforma Zoom.
As palestras presenciais serão realizadas nos dias:
- 15/07 (terça-feira), às 14h, no Fórum Eleitoral de João Pessoa;
- 17/07 (quinta-feira), às 14h, no Fórum Eleitoral de Campina Grande.
Os encontros contarão com a participação da presidente da CPEAMAS, juíza Israela Pontes, da servidora Ysabelly Nascimento, membro da comissão, e da convidada Rosemary de Lourdes, além de integrantes da Justiça Restaurativa, que apresentarão os fluxos para resolução de conflitos institucionais e as ações preventivas adotadas pelo TRE-PB.
A ação reforça o compromisso institucional com a promoção de ambientes de trabalho saudáveis, respeitosos e livres de qualquer forma de assédio. A campanha contará com apoio Seção de Tecnologia da Informação (STIC), para suporte técnico nas transmissões online; e da Coordenadoria da Escola Judiciária Eleitoral (COEJE), para colaboração e mobilização institucional.
Segundo o presidente do Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB), desembargador Oswaldo Trigueiro do Valle Filho, a iniciativa reafirma o compromisso do TRE-PB com a integridade institucional e a saúde organizacional, alinhada às boas práticas recomendadas pelo Conselho Nacional de Justiça.