A última Reunião de Avaliação estratégica (RAE) do ano de 2015, realizada na manhã desta segunda-feira (14 de dezembro), no Pleno do Tribunal de Justiça da Paraíba, contou com a presença de um grande número de juízes, que atenderam a chamamento da Associação dos Magistrados da Paraíba, no objetivo de demonstrar à presidência do TJPB que a categoria está unida no propósito de valorizar o primeiro grau de jurisdição.
A reunião teve, como objetivo principal, a entrega dos relatórios finais dos projetos priorizados no exercício de 2015, os resultados dos trabalhos e as perspectivas para 2016, e contou com a presença da Mesa Diretora do Tribunal de Justiça, de todos os desembargadores, diretores do TJPB, dos 21 magistrados e 21 servidores que estão à frente dos Projetos Estratégicos, dos membros titulares do Comitê de Priorização do 1º grau e dos Comitês Orçamentários de 1º e 2º graus e representantes de outros órgãos.
“O papel da AMPB agora será o de se manter vigilante, no sentido de cobrar para que os projetos apresentados ao presidente do Tribunal sejam colocados em prática, visto que todos visam o melhoramento do Judiciário, objetivo primordial para todos que fazem a Associação”, revelou o presidente da Entidade, juiz Horácio Melo, que também acompanhou a reunião.
O desembargador Marcos Cavalcanti, presidente do TJPB, ressaltou que o que se espera dos projetos, que serão aplicados nos próximos cinco anos, é que os próximos gestores deem continuidade àquilo que o outro deixou. “Isso significa racionalidade, economia e muito planejamento.”, finalizou.
O coordenador de Priorização de 1º Grau do TJPB e gestor do Planejamento Estratégico do Poder Judiciário estadual, desembargador Oswaldo Trigueiro do Valle Filho, disse que “a proposta dos 21 juízes em seus projetos foi sair da zona da crítica e trabalhar para trazer resultados para a sociedade”, disse o desembargador Oswaldo Trigueiro.
Coube ao governador Ricardo Coutinho conduzir a segunda parte do evento, com a palestra motivacional. O Governador discorreu sobre o tema “A importância do Planejamento Estratégico no Poder Executivo”.
Ricardo falou sobre o prazer de participar de um evento com o propósito de evidenciar a importância do Planejamento. “É um prazer estar aqui partilhando da minha experiência como gestor. Esse foi um ano que começou bem, do ponto de vista das expectativas, e que também terminou bem, de certo modo, no que pese a crise política e econômica presente no país. Para 2016, espero construir um novo ano com condições diferentes das que passamos em 2015, que apesar de não visível, enfrentamos muitas dificuldades”, comentou.
O evento foi encerrado com a entrega ao presidente Marcos Cavacanti dos 21 Projetos Estratégicos. A entrega foi feita por cada juiz gestor, acompanhado do respectivo servidor engajado no trabalho.