O juiz Alexandre José Gonçalves Trineto, atual presidente da Associação dos Magistrados da Paraíba (AMPB) recebeu a Medalha de Mérito Jurídico Tarcísio de Miranda Burity, concedida pela Assembleia Legislativa do Estado da Paraíba, por meio de propositura do deputado Francisco Gomes de Araújo Júnior (PSB). A medalha é uma das maiores comendas da ALPB e é destinada às personalidades que se destacam no seu trabalho no Judiciário.
Durante a sessão de entrega da comenda, que ocorreu no dia 14 de dezembro, Trineto proferiu discurso de agradecimento declarando que "toda homenagem, obviamente, enaltece e nos dá mais força para continuar lutando no dia a dia com o nosso mister, com a nossa atividade em prol do jurisdicionado. E quando essa homenagem parte da casa do povo, nos sentimos, de fato, muito mais fortalecidos e muito mais compromissados com a nossa luta diária", declarou o presidente da AMPB.
Durante sua fala de agradecimento, da Tribuna da sala de sessões da ALPB, o juiz Alexandre Trineto homenageou seu já falecido pai, o também juiz Jarismar Gonçalves Melo. “A retidão, a simplicidade, humildade e compromisso com a justiça do meu pai me inspiraram e me fizeram chegar até aqui”, reconheceu.
Em sua justificativa, o deputado propositor, Araújo Júnior, revelou que o juiz Alexandre Trineto é um dos ilustres filhos de Cajazeiras, “Além da sua atuação diante da sociedade, como membro do Poder Judiciário, comprometido em garantir os direitos dos cidadãos, bem como a correta aplicação das leis, e, agora, como presidente da AMPB, intensificará ainda mais suas batalhas em defesa da comunidade jurídica estadual, continuando a pautar sua conduta pelos propósitos sempre refletidos pelo ilustre magistrado, como a ética, a transparência, a eficiência e, sobretudo, a independência”, pontuou o deputado.
Araújo Júnior destacou ainda que o juiz Alexandre Trineto, “além de profissional admirável, se apresenta também como representante íntegro e justo, se comprometendo a lutar pelas pautas reclamadas, de maneira democrática e atenciosa. Por isso, é uma homenagem completamente justa e merecida a uma figura admirável da área jurídica do nosso Estado, a qual, incontestavelmente preenche os requisitos necessários para a outorga desta gloriosa honraria”, assegurou.
Alexandre Trineto é formado em Direito pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Tem 52 anos e atua na magistratura paraibana desde 4 de junho de 1996, havendo figurado como titular nas Comarcas de Catolé do Rocha, Sousa, São João do Rio do Peixe, Cajazeiras, Conceição e, atualmente, em Campina Grande, na 1ª Vara Criminal. Entre os anos de 2019 a 2022, Alexandre Trineto foi vice-presidente da Associação dos Magistrados da Paraíba.
Mais homenagens
A juíza Maria de Fátima Lúcia Ramalho, titular do 6º Juizado Especial Cível da Capital, também recebeu a Medalha do Mérito Jurídico Tarcísio de Miranda Burity, com propositura do deputado Jeová Vieira Campos (PT). Como juíza de Direito da comarca de Cajazeiras, ela implantou o projeto pioneiro “Conselho da Comunidade”, focado na ressocialização dos apenados, que funciona efetivamente até hoje - fato destacado pelo deputado em sua propositura, reconhecendo a dedicação da magistrada, em sua distinta atividade, ao Estado e ao povo da Paraíba.
Para a juíza Fátima Ramalho, a homenagem significa o reconhecimento de um trabalho de 30 anos de magistratura, desde o sertão da Paraíba, de Uiraúna, Cajazeiras, até João Pessoa. “Significa mais ainda porque a medalha leva o nome de um grande homem paraibano, que foi o professor Tarcísio de Miranda Burity. Receber uma medalha com o nome dele é de uma grandeza que a gente não tem nem como explicar”, destacou.
Vários magistrados e magistradas compareceram à Assembleia Legislativa para prestigiar os homenageados. Confira fotos do evento clicando aqui.
Instagram: @ampb_magistradospb
Facebook: @magistradospb
Youtube: AMPB no Youtube