Com o objetivo de garantir o bom desenvolvimento e convívio social da criança com Síndrome de Down, a
fanpage "Primeiro Olhar" foi criada para divulgar o projeto de mesmo nome, que acolhe familiares de bebês com síndrome de Down. A intenção é que no momento da noticia a família seja informada e orientada e assim se torne agente efetivo no desenvolvimento e inclusão de seu filho.
O Projeto Primeiro Olhar é fruto da observação de pais e profissionais quanto a necessidade de um atendimento imediato para pais e familiares que visa acolher, informar e orientar a família sobre o diagnóstico e os potenciais que a criança com Síndrome de Down pode desenvolver. Uma das idealizadoras da iniciativa é a juíza Israela Claudia da Silva Pontes Asevedo, Titular da 4ª Vara Cível de Campina Grande.
“Gostaríamos que soubessem que seu bebê será motivo de grande alegria para a família, e que apesar de demorar um pouco mais de tempo para desenvolver certas atividades, ele será capaz de fazer tudo nessa vida, porém, será imprescindível seu amor, carinho e estímulo. Como se trata de uma novidade para a família, procurar informações em pesquisas, grupos de apoio, associações e especialistas, vai ser de grande valia, pois ficar atenta às necessidades específicas da criança será essencial para diminuir os efeitos negativos que a Síndrome de Down pode ter no seu desenvolvimento”, explica Israela.