De Cabedelo a Cajazeiras – AMPB visita juízas e juízes eleitorais do estado

Entre os dias 27 e 30 de outubro, juízes e juízas eleitorais de 34 Zonas Eleitorais do estado receberam visita do presidente e do vice-presidente da Associação dos Magistrados da Paraíba, Max Nunes de França e Alexandre Trineto. O objetivo foi prestar apoio institucional e valorizar o trabalho daqueles que trabalharam na realização e organização do pleito durante o 2⁰ Turno das Eleições Gerais 2022.

Iniciando a rota por Serra Branca, os representantes da AMPB foram recebidos pelo juiz José Irlando Sobreira Machado, responsável pela organização do pleito na 58ª Zona Eleitoral. Em reunião no Fórum da Comarca de Serra Branca, o magistrado disse que foi “uma visita muito agradável!”, e seguiu com elogios: “inegável o trabalho da AMPB, embora saibamos que é difícil, mas mesmo com as dificuldades, estamos conseguindo muitos avanços”, declarou.   

Chegando à Comarca de Princesa Isabel, os representantes da AMPB visitaram a juíza Maria Eduarda Borges Araújo, responsável pela lisura das eleições na 34ª Zona Eleitoral. A magistrada recebeu os juízes Max Nunes e Alexandre Trineto no Fórum Advogado Antônio Nominando Diniz. Um dos temas da conversa foi o estado precário em que se encontra a estrutura física do local, cuja obra de reforma já está em processo de licitação.

O encontro com os magistrados Francisca Brena Camelo Brito e Roberto César Lemos de Sá Cruz, responsáveis pelas 33ª e 42ª Zonas Eleitorais, foi na cidade de Itaporanga. Já em Piancó, Max Nunes e Alexandre Trineto encontraram com a juíza da 66ª Zona Eleitoral, Vanessa Moura Pereira de Cavalcante.

O juiz Pedro Davi Alves de Vasconcelos, Titular da 1ª Vara Mista da Comarca de Piancó e juiz eleitoral da 32ª Zona Eleitoral, aproveitou a visita dos representantes da AMPB para cobrar da Associação o apoio na luta pelo desenvolvimento de projetos na área de TI, como ferramentas de automação que, na visão do magistrado, devem ser ampliadas, no sentido de beneficiar mais juízes e unidades judiciárias, auxiliando ainda mais no atendimento à demanda de processos.

Quando recebidos no Fórum Eleitoral da Comarca de Coremas pelo juiz da 52ª Zona Eleitoral, Odilson de Moraes, o presidente e vice-presidente da entidade representativa da magistratura paraibana, ouviram do associado que a presença da AMPB em comarcas de todo o Estado é importante, "pois o juiz se sente acolhido e, além disso, a realidade local pode ser percebida pela Associação", declarou.

Dando continuidade às visitas aos juízes eleitorais, Max Nunes de França e Alexandre Trineto encontraram com o juiz Kleyber Thiago Trovão, que atua na 37ª Zona Eleitoral, que abrange a Comarca de São João do Rio do Peixe.

Os magistrados Macário Oliveira Júnior e Hemerson Alves Nogueira, juízes eleitorais auxiliares da 68ª e 37ª Zonas Eleitorais (Cajazeiras), respectivamente, se reuniram com o presidente e o vice-presidente da AMPB, na tarde da sexta (29/10).

Na cidade de Sousa, são os juízes Natan Figueiredo Oliveira e José Normando Fernandes que atuam por um pleito tranquilo na 63ª Zona Eleitoral. Eles receberam o apoio de representantes da AMPB, que se colocaram à disposição para qualquer eventual necessidade dos magistrados.

Os representantes da AMPB também ofereceram apoio institucional ao juiz eleitoral Ricardo Henriques Pereira Amorim, da 40ª Zona Eleitoral (São José de Piranhas).

Em visita ao Fórum Eleitoral da Comarca de Patos, os juízes Max Nunes de França e Alexandre Trineto, conversaram com as juízas eleitorais Janete Rangel e Anna Hilário (28ª Zona Eleitoral) e com o juiz José Milton (auxiliar da 65ª Zona Eleitoral). Além de tratar de temas de interesse da categoria, os magistrados elogiaram a presença da Associação nas Comarcas do Sertão e Alto Sertão. "É importante a visita da AMPB, para o juiz se sentir percebido. Só temos a agradecer a presença de vocês aqui, enaltece a todos daqui", disse a juíza Anna Hilário.

Juízes e juízas que atuam em Zonas Eleitorais de Campina Grande e região participaram de momento de congraçamento com membros da diretoria da AMPB, juízes Max Nunes de França, Gilberto de Medeiros, Jeremias de Cássio e Philippe Guimarães, no sábado (29/10).

A juíza Alessandra Varandas e o juiz Gilberto de Medeiros, trabalharam para garantir o direito ao voto dos eleitores da 11ª Zona Eleitoral, em Areia. Eles receberam apoio institucional da AMPB, na pessoa do presidente Max Nunes de França.

A juíza eleitoral Higyna Josita, Titular da 44ª Zona Eleitoral, recebeu o presidente da AMPB, juiz Max Nunes de França, no Fórum da Comarca de Pedras de Fogo. A ação do representante associativo foi para oferecer apoio institucional à magistrada que trabalhou para garantir o exercício do voto livre neste 2⁰ turno das eleições 2022. Higyna agradeceu a visita, declarando que se sentiu prestigiada com a presença do presidente da AMPB em sua Comarca.

Chegando ao Fórum Eleitoral de João Pessoa, Max Nunes foi recebido pelos juízes eleitorais da 76ª Zona Eleitoral, Renata Câmara e Gustavo Procópio, e Conceição Marsicano, juíza eleitoral auxiliar da 1ª Zona Eleitoral.

No domingo das eleições (30/10), o presidente da AMPB iniciou as visitas pela Comarca de Cabedelo, onde foi recebido pelos juízes eleitorais da 57ª Zona Eleitoral, João Machado de Souza Júnior e Paulo Roberto Régis de Oliveira Lima.

Max Nunes de França ainda foi conferir o processo de auditagem das urnas eletrônicas, que aconteceu no Espaço Cultural, em João Pessoa, sob comando do juiz eleitoral e membro do TRE-PB, José Ferreira Ramos Júnior.

O representante da magistratura paraibana também realizou visita institucional ao TRE-PB. Max Nunes elogiou os membros da Corte pela condução do processo eleitoral no estado, em nome do desembargador Leandro dos Santos (presidente do TRE-PB), desembargadora Maria de Fátima Maranhão (vice-presidente e Corregedora Regional Eleitoral) e a Procuradora Regional Eleitoral, Acácia Soares. O presidente da AMPB ainda acompanhou o início da sessão de julgamento do Pleno do TRE-PB realizada no domingo (30/12).

A 61ª Zona Eleitoral tem como juiz eleitoral auxiliar o magistrado Henrique Jorge Jácome, que recebeu com muita satisfação a visita do juiz Max Nunes, presidente da AMPB. Em conversa no Fórum Eleitoral da Comarca de Bayeux, os magistrados atualizaram assuntos institucionais e também trataram de temas de interesse da magistratura paraibana.

A 3ª Zona Eleitoral está sob o comando da juíza eleitoral Ana Flávia de Carvalho Dias, que recebeu o presidente da AMPB no Fórum da Comarca de Santa Rita. A magistrada levantou algumas questões sobre o trabalho da Justiça Eleitoral, fazendo sugestões que devem ser levadas ao TRE-PB pela Associação.

Em diligência na Escola Flávio Maroja Filho, Tibiri II, em Santa Rita, a juíza Anna Carla Falcão recebeu visita do presidente da AMPB, a quem relatou que o pleito estava tranquilo na 2ª Zona Eleitoral.

Na Comarca de Sapé, o presidente da AMPB, juiz Max Nunes de França, foi recebido pelos juízes da 4ª Zona Eleitoral, Anderley Ferreira Marques e Andréa Costa Dantas Botto. Os magistrados conversaram sobre situações corriqueiras que aconteceram durante o processo eleitoral.

O representante associativo encerrou as visitas aos juízes e juízas eleitorais na Comarca de Campina Grande, onde conversou com os juízes eleitorais responsáveis pela realização de um 2⁰ Turno tranquilo das eleições 2022 nas 16ª, 17ª, 22ª e 72ª Zonas Eleitorais.

Clique aqui para conferir fotos das visitas.

Passagem pelas Comarcas de Sumé e Monteiro

Aproveitando o ensejo da viagem pelo Sertão, Alto Sertão e Litoral do estado, os representantes da AMPB, de passagem pela cidade de Sumé, visitaram a juíza Juliana Accioly Uchôa, Titular da Vara Única da Comarca de Sumé.

O juiz Rodrigo Augusto Gomes Brito Vital da Costa - Titular da 2ª Vara Mista da Comarca de Monteiro, também recebeu o presidente e o vice-presidente da AMPB, no Fórum Ministro Luiz Rafael Mayer. O magistrado aproveitou a oportunidade para tratar de demandas peculiares à sua unidade, apresentando propostas para melhorias em sua jurisdição.

Reconhecimento em Nota Pública

A AMPB publicou nota parabenizando o trabalho da Justiça Eleitoral do estado da Paraíba. Leia abaixo:

A Associação dos Magistrados da Paraíba (AMPB) vem a público manifestar seu mais profundo respeito e admiração às juízas e juízes eleitorais e membros do Tribunal Regional Eleitoral paraibano, que garantiram a soberania da democracia.

A Justiça Eleitoral cumpriu o seu compromisso, garantindo uma vitória da transparência, da segurança das urnas e de um sistema democrático que fortalece a cidadania, em um processo eleitoral exercido dentro dos princípios atinentes ao Estado Democrático e de Direito.

Neste 2⁰ Turno, a AMPB realizou visitas institucionais a magistradas e magistrados que trabalharam em 34 Zonas Eleitorais do Estado da Paraíba, além da sede do TRE-PB, verificando e prestigiando a atuação da Justiça Eleitoral no serviço de resguardar o direito ao voto da população.

Juiz Max Nunes de França

Presidente da AMPB 

João Pessoa, 31 de outubro de 2022.

Confira aqui as visitas realizadas durante o 1º Turno das Eleições Gerais de 2022.